Como usar um segundo idioma para subir na carreira rápido

Dos inúmeros benefícios que aprender um segundo idioma pode oferecer, podemos destacar o aumento das oportunidades de carreira como uma das mais importantes. Uma combinação de globalização e mudanças demográficas faz com que a necessidade de profissionais bilíngues disponíveis para vagas atraentes só aumente.

Alguns desses trabalhos exigem fluência em outro idioma, enquanto em outros casos a proficiência nesse idioma seria simplesmente uma vantagem. De qualquer forma, aprender uma segunda língua pode alavancar a sua carreira, qualificando-o para mais empregos (geralmente mais bem pagos).

Para que você tenha uma ideia mais ampla sobre o assunto, listamos alguns benefícios que a fluência em outro idioma pode trazer para o seu futuro e no que ele pode ser utilizado para garantir uma evolução constante da sua vida profissional:

Melhora as funcionalidades cognitivas e aumenta o foco

Primeiro de tudo, é importante destacar que ao aprender um novo idioma, você estará treinando o seu cérebro e estimulando a sua capacidade cerebral. Além de adquirir novos conhecimentos, você também terá mais foco para executar diversas tarefas ao mesmo tempo sem se perder nas responsabilidades.

Aumenta seu repertório e permite um aperfeiçoamento constante

Compreender uma segunda língua coloca uma maior quantidade de materiais ao seu alcance, dos quais você poderá utilizar para aperfeiçoar suas habilidades dia após dia. Isso acontece pois muitos conteúdos relevantes como cursos, artigos e livros não estão disponíveis em português.

Maiores salários

Conforme mencionamos anteriormente, ser bilíngue pode impulsionar a sua carreira e permitir que você exerça cargos de maior importância e com maiores salários. De acordo com um estudo da Catho, site de classificados online de currículos e vagas de emprego, o profissional que domina o inglês, por exemplo, ganha um salário em média 83% maior que o de uma pessoa que ocupa a mesma função e não tem fluência no idioma. Isso acontece pois, com a globalização e o avanço da tecnologia, as empresas brasileiras passaram a valorizar mais os profissionais aptos a falar uma segunda língua.

Oportunidades de emprego no exterior

Com um segundo idioma, além das barreiras linguísticas, as barreiras geográficas também deixam de existir. Você poderá viver experiências profissionais no exterior, como a realização de um intercâmbio, formação ou especialização dentro da sua área, bem como viagens de negócios.

Além de agregar valor ao seu currículo, isso também proporcionará transformações em sua vida em geral. Ser bilíngue abre portas para uma infinidade de oportunidades de emprego, qualificando o profissional para ocupar cargos de liderança e gestão no exterior ou em empresas que possuem sede fora do país.

O que listamos aqui são apenas algumas das principais vantagens de ser um profissional bilíngue, mas os benefícios não param por aí. O fato é que a conquista da tão sonhada ascensão profissional depende principalmente do seu empenho. Sendo assim, para que você construa uma carreira sólida e próspera, é fundamental estabelecer um foco de aprendizagem e, principalmente, começar a investir no seu futuro hoje mesmo.

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *