KNN BLOG
Inglês para iniciantes: o papel do professor e como evoluir nos estudos

Inglês para iniciantes: o papel do professor e como evoluir nos estudos

Tips | 03/10/2019

Quem está começando a aprender uma nova língua encontra diversos desafios nessa jornada, não é mesmo? Desde estudar uma nova gramática até conhecer os diferentes fonemas utilizados no idioma, é necessário ter uma dedicação especial para atingir a fluência. Por isso, ter um acompanhamento no processo de aprendizagem de inglês para iniciantes é a melhor alternativa para conquistar excelentes resultados.

Afinal, com o apoio de um profissional capacitado, se torna muito mais fácil tirar todas as suas dúvidas e aprofundar os estudos dos seus filhos de maneira qualificada e eficiente. Além disso, você consegue treinar as habilidades de fala e escuta ao investir em aulas de conversação.

Para ajudar você a evoluir nos seus estudos e desenvolver todas as competências da língua, respondemos às principais dúvidas de quem está aprendendo inglês em relação ao papel do professor e à importância do acompanhamento especializado. Acompanhe!

Por que é importante praticar o inglês?

Começamos o nosso conteúdo com uma pergunta simples, mas que fornece excelentes dicas para a conquista da fluência na língua. Afinal, qual é a importância de praticar inglês diariamente? Assim como qualquer outro aprendizado, dominar um novo idioma implica em dedicar-se fora da sala de aula para desenvolver as quatro habilidades: listening, speaking, writing e reading.

Investido no estudo constante, é possível evoluir cada vez mais e compreender a língua rapidamente, diminuindo o tempo de aula e aumentando o know how na área. E mais: é possível aprimorar o seu conhecimento por meio de técnicas divertidas e descontraídas, mas que apresentam a mesma eficiência de metodologias clássicas.

Um dos principais exemplos é o entretenimento. Atualmente, o cinema e a televisão apresentam diversas opções de filmes e séries em inglês para você explorar, não é mesmo? Assistir a vídeos sem legenda — ou mesmo com elas em inglês — potencializa todas as competências da língua, ainda mais para os jovens.

Isso porque ao identificar a fala dos personagens, eles reconhecem como determinada palavra deve ser pronunciada, além de adaptar a sua escuta para os diferentes sotaques da língua. Ao mesmo tempo, com a legenda em inglês, é possível aprofundar o conhecimento gramatical ao entender como as frases devem ser organizadas.

Além dos filmes e séries, você também pode aprofundar o aprendizado dos seus filhos por meio de outras técnicas em casa, como:

  • jogar video games em inglês;
  • pesquisar letras de músicas estrangeiras, comparando com a sua tradução;
  • ler livros, blogs e revistas nesse idioma, consultando o dicionário ao se deparar com palavras desconhecidas;
  • utilizar plataformas digitais que permitem o contato com os nativos da língua, estimulando a conversação;
  • estudar pelo método tradicional por meio da gramática.

Isso, além de trazer mais conhecimento, oferece um estímulo diferenciado para o aprendizado. Assim, conhecer outro idioma e conquistar a fluência se torna uma atividade divertida, natural e cativante para os jovens. De quebra, eles podem utilizar esse tempo de estudo como forma de lazer e descanso.

O acompanhamento de professores é necessário?

Outra pergunta bastante comum entre os alunos iniciantes se refere a importância do acompanhamento profissional. Afinal, muitos estudantes desenvolvem suas competências de maneira autônoma, sem contar com a ajuda de professores e tutores especializados. Ainda que esse seja um método eficiente, ele pode acarretar em alguns desafios.

Por isso, é muito comum que quem não teve um período de acompanhamento venha a ter dificuldades em algumas habilidades, como o speaking. Assim, é necessário dedicar mais tempo aos estudos, ou mesmo investir em aulas específicas para aprimorar uma das competências.

É por isso que o acompanhamento de educadores é fundamental para quem está se experimentando no idioma. Afinal, os alunos conseguem tirar todas as suas dúvidas com profissionais capacitados, além de terem uma rotina específica de estudos e terem a liberdade de estimular a sua prática em casa de maneira divertida.

E mais: quando você investe em aulas grupais, além de ter a presença do professor para auxiliar seus filhos nos seus questionamentos, eles têm os colegas ao lado que podem contribuir para o seu aprendizado e estimular os seus estudos autônomos, indicando séries, filmes, músicas e jogos, por exemplo. Isso potencializa o seu desenvolvimento no idioma e garante a tão sonhada fluência.

Escolher uma boa escola de inglês faz diferença no aprendizado?

Agora que você já percebeu a importância de ter o acompanhamento de professores no seu processo de aprendizagem, está na hora de entender os motivos pelos quais é fundamental escolher uma boa escola de idiomas. No último tópico explicamos que os tutores podem potencializar o conhecimento, certo? O fato é que, se eles não forem especializados, o seu aprendizado pode ser comprometido.

Via de regra, quem determina o nível de aprofundamento que será ministrado nas aulas é o próprio docente, principalmente ao perceber o conhecimento que os alunos já apresentam. Por ter essa liberdade, fica muito mais fácil orientar a aula para o desenvolvimento de apenas algumas habilidades ou para o aprimoramento de todas.

No entanto, a escola de idiomas é a responsável por contratar esses profissionais que orientarão as aulas e os conteúdos oferecidos. Por isso, escolher uma boa escola de inglês, que tenha reconhecimento no mercado e uma metodologia qualificada, faz toda a diferença no aprendizado dos seus filhos.

Vale lembrar, é claro, sobre a importância da prática diária de inglês. No início do artigo explicamos que estudar em casa faz toda a diferença no desenvolvimento da língua, não é mesmo? Ainda que seus filhos estejam matriculados em um curso, é fundamental dar continuidade ao aprendizado fora do ambiente escolar para assimilar os conteúdos aprendidos.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Bom, para concluir o nosso conteúdo, não poderíamos deixar de falar sobre as melhores formas de escolher uma boa instituição de ensino, você concorda? Afinal, listamos todos os benefícios de investir em uma escola qualificada de inglês, agora é preciso entender como selecionar a melhor.

O primeiro passo é definir o seu objetivo. Para quem está começando, por exemplo, escolher uma instituição que alinha os métodos tradicionais de ensino com técnicas contemporâneas pode ser uma boa alternativa, já que une o conhecimento teórico com a sua aplicabilidade no dia a dia.

Além disso, separamos algumas das melhores dicas para você escolher uma boa escola de inglês para iniciantes e potencializar o aprendizado dos seus filhos, garantindo o crescimento pessoal e profissional a partir desse novo idioma. Confira:

  • conheça a proposta das escolas, seus valores e suas missões;
  • entenda como funciona a dinâmica das aulas e se ela é aplicável a sua rotina;
  • determine o seu objetivo e identifique se as aulas oferecidas estão alinhadas com ele;
  • realize uma aula experimental;
  • defina o seu orçamento e analise as possibilidades de investimento;
  • verifique se a distância será um empecilho em casos de aulas presenciais;
  • identifique o material didático utilizado e os recursos digitais aplicados na metodologia.

A KNN Idiomas, por exemplo, apresenta um método de ensino voltado para os falantes da língua portuguesa e permite que os seus alunos aprendam o idioma de forma prática e natural. Assim, as aulas são totalmente focadas no interesse dos estudantes, sendo customizadas de acordo com os objetivos de cada um dentro da turma.

O processo de aprendizagem de inglês para iniciantes precisa ser levado com cuidado, dedicação e atenção. Afinal, conhecer uma nova língua é um desafio inclusive para aqueles que já estão familiarizados com o estudo de idiomas. Por isso, lembre-se de escolher uma boa escola para potencializar o conhecimento dos seus filhos, combinado?

E então, o que achou do nosso artigo? Se você deseja continuar aprendendo sobre o estudo de inglês, aproveite para assinar a nossa newsletter e não perder nenhuma atualização sobre o tema!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter