KNN BLOG
Como escolher o curso de inglês ideal para você?

Como escolher o curso de inglês ideal para você?

Education | 24/09/2019

Considerado como um idioma universal, ter domínio da língua inglesa se tornou um requisito não só para potencializar sua vida profissional, mas para ter sucesso em conquistas pessoais. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldade em escolher o melhor curso de inglês que alinha seus objetivos com uma metodologia clara de ensino.

O fato é que, escolher a instituição certa faz toda a diferença no seu aprendizado, já que cada curso tem uma abordagem diferente e orienta a sua atenção para metas distintas. Isso quer dizer que, por exemplo, jovens e adultos não realizam as mesmas aulas justamente por apresentarem outros propósitos, dificuldades, etc.

Então, como encontrar o curso de inglês que ajude com suas metas e expectativas e realmente faz diferença no seu aprendizado? Para responder essa pergunta, preparamos este artigo com dicas fundamentais que você pode colocar em prática. Confira!

Entenda a importância de fazer inglês

O primeiro passo para identificar a modalidade ideal é compreender a importância de dominar esse idioma. Como você já deve imaginar, a habilidade de falar, ler e escutar bem o inglês é buscada por diversas empresas no Brasil, já que o comércio exterior não para de crescer.

Isso faz com que você consiga mais destaque no mercado de trabalho, aumentando as possibilidades de fortalecer o seu futuro profissional. Além disso, o inglês aproxima diversas culturas e permite que você conheça histórias e pessoas de diferentes países, ampliando sua rede de relações não só ocupacionais, mas também sociais.

Indo um pouco mais além, já imaginou conseguir entender filmes, séries, livros e músicas no idioma original — inglês — sem o auxílio de legendas ou tradução? Incrível, não é mesmo?

Defina seus objetivos

Depois de entender a relevância do inglês na sua vida, está na hora de seguir para o próximo passo que, podemos dizer, é o mais importante: definir os seus objetivos.

Determinar os seus objetivos com o aprendizado do inglês orienta a sua escolha e traz à tona uma série de possibilidades que antes não seriam avaliadas. Além disso, conhecendo seu propósito com o curso, fica muito mais fácil adaptar os horários da rotina e encontrar um programa que traga flexibilidade para você.

Vale lembrar, também, que existem diversas modalidades de cursos que auxiliam a definição das suas metas, como por exemplo:

  • curso tradicional: ensina os quatro aspectos de um novo idioma (listening, speaking, writing e reading, ou seja, ouvir, falar, escrever e ler);
  • curso de férias: é um programa curto para quem já tem um nível de conhecimento médio e avançado na língua;
  • curso de inglês para negócios: voltado para quem busca aprimorar suas habilidades no mundo empresarial;
  • curso de conversação: destinado a quem deseja desenvolver conhecimento de fala e escuta;
  • curso para intercâmbio: ideal para quem busca um aprendizado diretivo e orientado para a sua modalidade de viagem.

Identifique o seu nível de conhecimento da língua

Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Imagine que você deseja estudar em uma escola de idiomas para ter fluência na língua. No entanto, você se matricula em uma instituição voltada apenas para a conversação.

Em um primeiro momento, eles desenvolveriam suas habilidades de fala com muita rapidez, aprendendo a se comunicar com outros nativos ou falantes da língua. Acontece que existiria uma lacuna entre o conhecimento gramatical e a capacidade de escuta e fala, trazendo dificuldades na escrita e leitura, sobretudo quando eles não apresentam uma boa base de conhecimento.

O processo de aprendizagem envolve um crescimento progressivo no idioma. Aprender uma nova língua vai muito além de conhecer a gramática estrangeira, é necessário saber falar, escrever, ler e escutar corretamente para atingir a fluência.

A nossa dica de ouro é identificar em qual nível você se encontra para direcionar a sua escolha. A lógica é muito simples: se você apresenta um conhecimento básico, optar por um curso para iniciantes. Se você já tem alguma base, o mais indicado é realizar o teste de nivelamento feito por grande parte das escolas de idiomas.

Conheça a escola de inglês

Para finalizar as nossas dicas, não poderíamos deixar de falar da escola de inglês, não é mesmo? É comum que cada instituição de ensino ofereça metodologias diferenciadas, materiais didáticos distintos e, é claro, um corpo docente qualificado. Para alinhar essas características com os seus objetivos, é fundamental analisar determinados aspectos do estabelecimento.

Nos próximos tópicos, separamos duas atitudes a serem tomadas que facilitam o conhecimento da escola de inglês e ajudam a elencar aquelas que oferecem um serviço de excelência.

Identifique a qualidade da infraestrutura

Analisar a infraestrutura da escola é uma excelente atitude para conhecer a instituição e prever a qualidade do ensino. Nesse caso, não estamos falando do local físico em si, embora isso seja muito importa.

Aqui, é necessário avaliar o sistema utilizado, a acessibilidade das plataformas online, a disponibilidade dos tutores em atenderem seus alunos em casos de dúvidas e o atendimento geral.

Agendar uma visita para conhecer o estabelecimento, também é uma boa pedida. Assim, é possível avaliar o local, o ambiente, os professores e os espaços comuns a serem compartilhados.

Pesquise sobre suas metodologias de ensino

Para garantir uma boa escolha, você precisa pesquisar sobre a metodologia utilizada pelo corpo docente. Afinal, é ele que orientará todo o processo de ensino-aprendizagem e facilitará o domínio de um novo idioma.

Por isso, não deixe de perguntar sobre os métodos avaliativos, as formas de reposição de aulas, o oferecimento do material didático e as disciplinas ministradas.

Na KNN Idiomas, por exemplo, cada professor utiliza a metodologia de ensino desenvolvida pela instituição, criada especialmente para quem fala português. Isso facilita o alinhamento das técnicas aplicadas com os seus objetivos, garantindo um resultado mais eficiente que, por consequência, promove a facilidade de aprendizado.

Escolher o melhor curso de inglês não precisa ser um desafio, concorda? Basta determinar com clareza os seus objetivos, identificar o seu nível de conhecimento e, por fim, pesquisar profundamente sobre a escola em potencial. Assim, você filtra as melhores instituições e investe em um programa que realmente fará a diferença para o seu futuro.

E aí, que tal colocar as nossas dicas em ação? Se você tiver alguma dúvida sobre a escolha da melhor instituição de ensino, entre em contato conosco! Estamos à disposição para auxiliar você em qualquer questão.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter