Podcasts para aprender inglês: os 7 melhores para você ouvir

Usar podcasts para aprender inglês pode ser uma boa maneira de ajudar alcançar seus objetivos. Afinal, ele é um método que aliado a um bom curso do idioma é capaz de ajudar de modo considerável no aprendizado.

Para aqueles que ainda não conhecem, os podcasts são conteúdos gravados em áudio, como programas de rádio sob demanda, e excelentes aliados aos estudos que ajudam a atingir a fluência na língua inglesa de maneira mais rápida porque, ao ouvir os podcasts em inglês, você amplia a sua exposição ao idioma de forma prática.

O conteúdo é portátil, portanto, é possível levá-lo para qualquer lugar, além disso, o contato frequente com a língua é capaz de enriquecer o vocabulário do ouvinte.

Se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre como usar podcasts para aprender um idioma, nós separamos 7  programas incríveis que vão te ajudar a aprender inglês. Confira!

1. English Experts Podcast

O “English Experts” é um podcast que apresenta um bate-papo semanal sobre diversos temas que envolvem o aprendizado de idiomas. Ao ouvi-lo possível, por exemplo, descobrir como aprender inglês com filmes e séries, conhecer novas expressões e gírias, técnicas para ampliar o vocabulário, entre outros assuntos.

É uma ótima opção para iniciantes, uma vez que os conteúdos são gravados por locutores brasileiros — Alessandro Brandão, o host, que sempre tem uma conversa informal com os colaboradores, chamados de experts.

Dessa maneira, as curiosidades da língua inglesa são explicadas em português, o que facilita o entendimento do ouvinte que ainda não domina o idioma.

2. Voice of America

O podcast “Voice of America” é destinado às pessoas que já contam com um nível intermediário de conhecimento da língua inglesa, uma vez que são gravados totalmente em inglês. Contudo, justamente por essa razão, é possível utilizá-lo para aprimorar a compreensão.

Apesar de o conteúdo ser gravado inteiramente em inglês, o “Voice of America” transmite diariamente as últimas notícias por meio de um vocabulário simples e em um ritmo fácil de acompanhar.

Além disso, apesar de as notícias serem internacionais, as informações são dadas a partir do ponto de vista dos americanos, o quadro “American Mosaic”, por exemplo, discute cultura pop nos Estados Unidos, como novos filmes, enquanto o “The Making of a Nation” fala sobre a História dos EUA.

Existem outros programas que focam, ainda, na gramática e até mesmo em ciências, assim, com esse podcast além de aprender inglês o ouvinte adquire conhecimentos gerais.

3. 6 Minute English

O “6 Minute English” é mais um dos podcasts para aprender inglês, sendo que essa é a opção mais indicada para as pessoas que se interessam pelo inglês britânico e desejam saber mais sobre a língua de uma maneira divertida e descontraída.

Se trata de um conteúdo produzido pela BBC (maior emissora internacional do mundo) em que os locutores, que têm sotaque britânico, conversam em uma velocidade normal — o que facilita o entendimento dos ouvintes. Todas as semanas, uma mulher e um homem conversam a respeito de uma notícia ou outra informação interessante, sendo que, em geral, os tópicos são divertidos.

Além do 6 Minute English a BBC oferece outros materiais gratuitos e de qualidade para as pessoas que querem aprender inglês, incluindo uma variedade de podcasts, como o “Grammar Challenge”, que dá aulas de inglês para ouvintes de diversos países.

4. Podcasts in English

O “Podcasts in English” é uma excelente opção para estudar a língua inglesa por contar com um grande número de episódios que atendem a ouvintes de diferentes níveis de inglês. Os episódios costumam tratar de temas divertidos, como “10 fatos notáveis sobre a Copa do Mundo”.

Além de contar uma vasta variedade, os episódios do “Podcasts in English”, em geral, são bem curtos — com menos de 5 minutos de duração — portanto, são ideais para as pessoas que não contam com muito tempo livre disponível.

5. Scientific American Podcast: 60-Second Science

“Scientific American” é uma das principais revistas científicas do mundo, portanto, o seu podcast apresenta as últimas novidades das ciências para o público em geral. Seus apresentadores, que falam com propriedade sobre muitos assuntos científicos, utilizam uma linguagem simples e que mesmo aqueles que não são cientistas conseguem entender.

Os apresentadores do “Scientific American Podcast” são os escritores científicos e os jornalistas da revista que todos os dias realizam uma atualização sobre os desenvolvimentos mais importantes da pesquisa.

Assim, se trata de uma excelente opção de podcast para as pessoas que desejam aprimorar o inglês e que são apaixonadas por ciências, física, astronomia, química, biologia e pelo funcionamento da natureza em geral.

6. The Nerdist

“The Nerdist” é um divertido podcast no formato de entrevistas apresentado por três comediantes stand-up em que nerds se reúnem para conversar sobre os passatempos que algumas pessoas ficam obcecadas, como jogar videogames, colecionar quadrinhos e assistir a programas de televisão.

O podcast, que também conta com entrevistas com celebridades e com outros comediantes famosos, se trata de uma excelente maneira de avaliar o nível do seu inglês, uma vez que se você consegue acompanhar rápidas conversas, tem um sinal claro de que você está realmente avançando em direção a sua fluência.

Dessa maneira, é um excelente e desafiador podcast para estudantes intermediários, que podem até encontrar algumas partes desafiadoras, mas que certamente também se divertirão durante os episódios.

7. Comedy Bang Bang: The Podcast

“Comedy Bang Bang: The Podcast” é um podcast apresentado por Scott Aukerman e seus convidados que costuma misturar músicas, brincadeiras divertidas e performances de comédia.

Os episódios, que costumam ter mais de uma hora de diversão e momentos hilários, são semanais e apresentam entrevistas, jogos, improvisos, personagens e celebridades.

É um bom podcast para aprender inglês porque os episódios contam com diversos personagens, o que faz com que o ouvinte tenha contato com diferentes sotaques e dialetos variados. Seu ritmo é rápido, mas fácil de seguir.

Agora que você já conhece diversos podcasts e sabe como eles são capazes de ajudar nos seus estudos

Comece hoje a aprender um novo idioma!

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *