Os 7 idiomas mais falados na Europa

Com várias  línguas e culturas existentes dentro de um espaço relativamente pequeno, a Europa é um lugar incrível e único para se visitar. No entanto, quando se trata de decidir qual idioma aprender, a variedade de opções tornam a decisão algo difícil.  Por isso, separamos os 7 idiomas mais falados na Europa para que você decida qual é o mais prático para suas aventuras pelo velho continente.

Russo

Talvez uma grande surpresa para a maioria, o russo encabeça esta lista como a língua mais falada na Europa, com cerca de 140 milhões de falantes nativos no continente! Isso é particularmente interessante porque, enquanto a maioria dos idiomas na Europa usa o alfabeto latino, o russo usa o alfabeto cirílico.

A língua oficial da Rússia e da Bielorrússia, ainda é amplamente usada em muitos países da Europa Oriental (onde era ensinada na escola durante o período soviético). E para aqueles que desejam viajar para a Rússia, é altamente recomendável ter algum conhecimento do idioma, pois apenas cerca de 5% dos russos realmente falam inglês.

Alemão

O alemão vem logo em seguida, sendo língua oficial da Alemanha, Áustria e Liechtenstein, e co-oficial na Suíça, Bélgica e Luxemburgo.  Combinando as populações desses  países, cerca de 95 milhões de pessoas  na Europa falam alemão como primeiro idioma.

A língua alemã se destaca também por ser a língua mais compreendida no velho continente (depois do inglês). Isso acontece porque ela é  popular como segundo (ou terceiro) idioma na Dinamarca, Holanda, Eslovênia, Suécia, Polônia, Finlândia, Hungria e muitos outros países europeus.

Francês

Com cerca de 80 milhões de falantes nativos na Europa, o francês obviamente é a língua oficial da França, bem como co-oficial da Bélgica, Suíça e Luxemburgo.

Se for considerada a porcentagem da população que aprendeu francês como segunda língua, seriam aproximadamente 30% dos habitantes europeus, fazendo dela uma ótima opção para quem deseja viajar pelo continente.

Lembrando que o alcance mundial do francês é ainda mais impressionante do que na Europa, já que quase 30 países utilizam o francês como língua oficial ou administrativa.

Turco

Sendo um elemento importante em termos culturais e sociais, o turco é o grande destaque no  Mediterrâneo, especialmente no Chipre, Grécia, Macedônia e Sérvia (além da própria Turquia). 

Com seus mais de 78 milhões de falantes nativos na Europa, a língua também surpreende pela quantidade de falantes em países como a Alemanha (cerca de 1,3 milhão de pessoas).

Italiano

Os 60 milhões de falantes nativos de italiano na Europa são especialistas em la dolce vita. 

O italiano é naturalmente a língua oficial da Itália, mas também é co-oficial da Suíça (é a terceira língua mais falada pelos suíços, depois do alemão e do francês) e da Cidade do Vaticano, a cidade-estado da Igreja Católica Romana.

Inglês

O inglês, a língua franca global, tem 360 milhões de falantes nativos em todo o mundo, com pouco menos de 60 milhões vivendo na Europa. 

O idioma oficial  do Reino Unido e da Irlanda, se destaca como segunda língua, com um terço dos europeus mais velhos falando inglês, enquanto quase metade dos jovens de 15 a 35 anos domina o idioma.

Espanhol

Há anos, a Espanha desfruta de uma posição cobiçada como um dos melhores destinos de viagem da Europa – especialmente para outros europeus que procuram férias relaxantes. 

Isso, junto com o fato de que 43 milhões de europeus afirmam que o espanhol é sua língua materna, Além de que a utilidade  do espanhol cresce ainda mais ao sair do velho continente: 20 países declararam o espanhol como língua oficial e mais de 470 milhões de indivíduos são falantes nativos em todo o mundo, tornando-se a segunda língua nativa mais falada no planeta.

 

 

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *