10 Livros Clássicos Da Literatura Inglesa Para Ler Urgente

Se você busca bons livros, conhecer a Literatura Inglesa pode ser um caminho maravilhoso! 

Nada como conhecer grandes obras-primas para ampliar horizontes e compreender diferentes culturas e épocas. 

Assim, a Literatura Inglesa, que remonta desde a Idade Média, possui uma gama gigantesca de histórias incríveis, que agradam diferentes gostos. 

Pensando nisso, fizemos uma seleção com 10 livros da literatura inglesa para ler urgente! 

São obras clássicas, de autores renomados e que possuem a capacidade de entreter, emocionar e aprender. Vamos lá! 

Neste conteúdo você vai ver:

1. Sonetos (William Shakespeare)

Sonetos (William Shakespeare)

Shakespeare é mais conhecido por suas peças de teatro, porém, começar a desbravar o mundo shakespeariano a partir dos sonetos é uma forma de compreender o universo e a crítica a qual ele se pautou para construir toda a sua arte. “

Os sonetos são imbuídos de um caráter universal e atemporal. 

Os temas tratados vão do amor, da beleza, do afeto, de inquietações políticas e da mortalidade à luxúria, infidelidade, ao ciúme, ao homoerotismo e à amargura.” 

2. Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)

Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)

Virginia Woolf é uma escritora com um estilo único. Suas ideias estão relacionadas ao Modernismo da Literatura Inglesa

Uma forma de mergulhar em suas obras é com o romance Mrs. Dalloway, que examina temas como memória, identidade, solidão e a efemeridade da vida, enquanto os personagens confrontam suas próprias experiências e buscam significado em um mundo pós-guerra em constante transformação. 

Dica: conhecer o conto “Mrs Dalloway em Bond Street”.

3. Morte no Nilo (Agatha Christie)

Morte no Nilo (Agatha Christie)

A rainha do crime. Sim. Eternamente. Quem gosta de suspense, mistério e a figura de um detetive com características únicas e peculiares, precisa ler Agatha Christie! 

A obra da autora é vasta, possui livros traduzidos em muitos países e até hoje é considerada a escritora mais bem sucedida na história da literatura popular. 

O livro “Morte no Nilo” é excelente para quem gosta de romances policiais.   

4. Poemas (T.S. Eliot)

Poemas (T.S. Eliot)

T.S. Eliot é indicado se você gosta de obras densas e profundas. 

O autor, admirado por outros grandes nomes da literatura inglesa, produziu poesias com muita qualidade estética, preocupando-se com ritmo, sonoridade e outros elementos que acabaram caracterizando a poesia do século XX. 

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1948.

5. Alice no país das maravilhas (Lewis Carrol)

Alice no país das maravilhas (Lewis Carrol)

Ah… não conhecer Alice é quase impossível! 

Muito antes do sucesso dos filmes que envolvem a obra, “Alice no país das maravilhas” já era considerado um clássico da literatura infantojuvenil inglesa. 

O autor Lewis Carrol construiu uma história magnífica que, depois da leitura, perdura no imaginário e nos sonhos de seus leitores. 

6. Frankenstein (Mary Shelley)

Frankenstein (Mary Shelley)

A obra Frankenstein, de Mary Shelley, foi concebido quando a autora tinha apenas dezoito anos. 

A história, que se tornaria a mais célebre ficção de horror, continua sendo uma incursão devastadora pelos limites da invenção humana. 

Obcecado pela criação da vida, Victor Frankenstein saqueia cemitérios em busca de materiais para construir um novo ser. 

Mas, quando ganha vida, a estranha criatura é rejeitada por Frankenstein e lança-se com afinco à destruição de seu criador…”  

7. Mary Poppins (Pamela L. Travers)

Mary Poppins (Pamela L. Travers)

A escrita de Travers é encantadora, as entrelinhas arrebatadoras e realmente um clássico da Literatura Inglesa que merece destaque! 

Muito se confunde a história do livro com o filme publicado pela Disney, no entanto, conhecer a Mary Poppins do livro é surpreendente! 

Publicada em 1934, a primeira história de Mary Poppins foi um sucesso imediato e desde então fascina crianças e adultos.”  

8. 1984 (George Orwell)

1984 (George Orwell)

“Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. 

Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.”   

9. Orgulho e preconceito (Jane Austen)

Orgulho e preconceito (Jane Austen)

Jane Austen é uma das escritoras mais consagradas da história da literatura, tudo porque ela imprimiu um estilo único e um olhar para a Inglaterra do final do século VXIII que até hoje surpreende. 

A história de amor de Elizabeth Bennet é muito mais que romantismo, é uma forma de adentrar num universo cheio de nuances, profundidade e sarcasmos. Imperdível.

10. Tempos difíceis (Charles Dickens)

Tempos difíceis (Charles Dickens)

Nesta obra clássica da Literatura Inglesa, Charles Dickens explora a sociedade britânica durante a Revolução Industrial, utilizando como cenário a fictícia e sombria cidade de Coketown e os destinos de seus habitantes. 

Em seu décimo romance, o autor oferece uma crítica contundente às condições de vida dos trabalhadores ingleses no final do século XIX, evidenciando a gritante disparidade entre a extrema pobreza em que estes viviam e o luxo desfrutado pela elite da Inglaterra vitoriana. 

De forma brilhante, ele lança um olhar perspicaz sobre como a estratificação social é perpetuada através da educação das crianças…  

Agendar sua aula grátis