Por Que Fazer Um Intercâmbio Após Estudar Inglês No Brasil?

Estudar inglês é, sem dúvida, uma das melhores decisões que você pode tomar, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. 

Mas, mesmo escolhendo uma escola de qualidade e se dedicando plenamente aos estudos, às vezes precisamos de um empurrãozinho final para aprimorar ainda mais o inglês, não é mesmo?

Quem estuda um segundo idioma tem plena consciência da importância de dominar mais de uma língua. 

O inglês é, há muitos anos, o idioma utilizado como língua franca em diversas situações, como viagens internacionais ou negociações empresariais.

O fato é que falar bem inglês é mais do que um diferencial no seu currículo, é sinônimo de liberdade. 

Sim, o inglês te abrirá portas, não apenas no Brasil, mas também internacionalmente! 

Ao decidir embarcar em um intercâmbio após estudar inglês no Brasil, você está abrindo as portas para um mundo de oportunidades.

Pensando nisso, queremos destacar algumas das principais vantagens de fazer um intercâmbio mesmo após ter estudado inglês no Brasil.

Neste conteúdo você vai encontrar:

O Que É Um Intercâmbio?

Polaroids em cima de um mapa

Antes de apresentarmos as razões para você considerar fazer um intercâmbio depois de estudar inglês, é importante compreender o que é um intercâmbio. 

Basicamente, trata-se de passar uma temporada em outro país, aprendendo não apenas um novo idioma, mas também adentrando a fundo em uma nova cultura e costumes.

Pelo próprio significado da palavra “intercâmbio”, entendemos que é uma situação que envolve trocas, tanto de conhecimento quanto de experiências, entre os intercambistas e os nativos do país visitado.

Vantagens De Fazer Um Intercâmbio Após Estudar Inglês No Brasil

Podemos começar com a imersão total no idioma. 

Agora, você estará inserido em um ambiente onde não aprenderá apenas inglês dentro da sala de aula, mas também o utilizará durante o dia a dia, seja ao tomar um café em uma confeitaria ou ao pedir informações a um desconhecido na rua.

Pode ser que você nem perceba, mas estará constantemente utilizando o inglês nas mais variadas situações, inclusive para fazer novos amigos. 

Ao estudar fora do Brasil, você terá a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e desenvolver ainda mais suas habilidades sociais. 

Sem contar na necessidade de utilizar suas habilidades linguísticas, como audição, fala, leitura e escrita, ao se comunicar com pessoas de outros países.

Pessoas em uma reunião de negócios

A experiência cultural é outro aspecto maravilhoso de fazer um intercâmbio e um dos mais enriquecedores. 

Após uma temporada estudando em outro país, é possível que você retorne ao Brasil com novos hábitos e costumes. Já imaginou que bacana?

Sem contar as novas habilidades que podem ser descobertas ao se colocar constantemente em situações novas, proporcionando assim a oportunidade de descobrir e desenvolver novos talentos.

O networking internacional é outro fator importante a ser considerado ao decidir fazer um intercâmbio. 

Os contatos que você fará no exterior podem abrir portas profissionais para excelentes oportunidades futuras.

Também podemos citar o desenvolvimento pessoal que você experimentará durante seus estudos no exterior. 

Morar fora faz com que você abra sua mente e se desafie constantemente, o que leva ao autoconhecimento e a uma maior confiança em si mesmo.

Quando Fazer O Intercâmbio: Antes Ou Após Estudar Inglês No Brasil?

A verdade é que não existe uma resposta certa ou errada. 

Você pode preferir fazer um intercâmbio após finalizar seu curso de inglês, durante o curso ou até mesmo antes de começá-lo. 

Afinal de contas, o melhor momento é quando temos disponibilidade financeira e de tempo para realizar este objetivo.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe a exigência de um nível mínimo de inglês para fazer um intercâmbio. 

No entanto, é inegável que ter pelo menos uma base sólida do idioma pode tornar a experiência mais fluida e tranquila, pois você conseguirá se comunicar melhor com os locais, podendo aproveitar ainda mais a sua experiência, evitando situações frustrantes devido a limitações linguísticas.

É igualmente importante considerar seu próprio nível de conforto e confiança no idioma ao decidir o momento ideal para realizar um intercâmbio, pois cada pessoa é diferente e consegue lidar de maneira distinta em situações desafiadoras, como é o caso de uma viagem de intercâmbio.

Por Quanto Tempo Fazer Intercâmbio?

Depende de seus objetivos. Caso você já tenha finalizado seu curso de inglês no Brasil e apenas queira conquistar ainda mais confiança e fluência, um mês já pode ser suficiente para você. 

Mas se você quer vivenciar mais profundamente a rotina em outro país, mais meses podem ser uma melhor opção.

O mesmo vale caso você queira combinar o estudo de inglês com a possibilidade de trabalhar no exterior. 

Você sabia que países como a Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Malta permitem que intercambistas trabalhem enquanto estudam

Nestes casos, você precisará seguir algumas regras para escolher o curso indicado e ser maior de idade.

Outros Cursos Além Do Inglês Para Fazer Intercâmbio

Vale lembrar que se o seu inglês já estiver em um bom nível, você não precisa necessariamente ir estudar o idioma no exterior. 

Por que não pensar em fazer parte do ensino médio, um curso profissionalizante, uma graduação ou até mesmo um mestrado lá fora?

Mulher usando beca de formatura

A possibilidade de acesso a programas acadêmicos de alta qualidade pode impulsionar significativamente sua carreira profissional

Portanto, ao considerar estudar no exterior, é essencial avaliar todas as opções disponíveis. 

O céu é o limite e, com um bom planejamento, como o oferecido pela agência de intercâmbio Beeducation, é possível conquistar seus objetivos e sonhos.

Como Planejar O Intercâmbio?

Entre em contato com uma agência de intercâmbio de confiança

Se você escolher bem, a agência de intercâmbio vai te ajudar em cada etapa do planejamento e execução do intercâmbio, fornecendo dicas, compartilhando experiências de outros estudantes, mostrando as opções de serviços mais adequadas ao seu projeto e intermediando entre você e a instituição de ensino no exterior. 

Acredite, usar este tipo de serviço te poupará muito tempo, estresse e dinheiro, já que escolhas equivocadas podem sair caras no final.

Conclusão: Vale A Pena Fazer Um Intercâmbio Após Estudar Inglês No Brasil?

Sim, vale muito a pena! 

Fazer um intercâmbio após estudar inglês no Brasil é uma oportunidade única para aprimorar não apenas suas habilidades linguísticas, mas também para vivenciar uma imersão cultural extremamente enriquecedora.

Em suma, estudar no exterior vai muito além de evoluir em um idioma; trata-se de toda a experiência envolvida no processo de estudo. 

Ter a oportunidade de viajar e explorar novos destinos é uma das experiências mais incríveis que podemos experimentar. 

Depois dessa experiência, você nunca mais irá querer ficar em um só lugar. Afinal, o mundo é muito grande, cheio de possibilidades e oportunidades esperando para serem descobertas.

Além de proporcionar uma verdadeira imersão no idioma, um intercâmbio oferece a chance de expandir horizontes, fazer novas amizades, desenvolver habilidades e crescer pessoalmente. 

Não há dúvidas de que essa experiência trará benefícios duradouros para sua vida.

Portanto, não deixe de considerar fazer um intercâmbio como um próximo passo em sua jornada de aprendizado e crescimento. 

Será uma aventura que mudará sua vida para sempre.

Agendar sua aula grátis