Como usar podcasts para aprender um idioma

Podcasts são uma ótima ferramenta de aprendizado. Você pode ouvir programas sobre histórias, conversas, cinema, filosofia e, é claro, linguagens. Mas por aqui, conversaremos sobre os melhores métodos para realmente aprender com podcasts.

● Procure por podcasts com foco no aprendizado

Existem dois tipos de podcast com os quais você pode aprender: podcasts gravados no idioma que você está aprendendo e podcasts sobre o idioma que você está aprendendo. Se você está apenas começando, provavelmente desejará ir com o último. Sim, pode ser tentador pular para um conteúdo mais avançado, principalmente porque existem tantos programas excelentes em outros idiomas. Mas talvez, por enquanto, você deva escolher podcasts que falem seu novo idioma lentamente, dê dicas de gramática e vocabulário e talvez até use o português algumas vezes.

● Desacelere

Muitos aplicativos de podcast têm a opção de acelerar e desacelerar o áudio. Esta pode ser uma ferramenta muito útil. Uma das coisas mais difíceis sobre o aprendizado de idiomas é a rapidez com que os nativos podem falar. Sim, as pessoas no podcast vão soar um pouco estranhas quando você as desacelera, mas certamente é melhor retroceder a cada poucos minutos para pegar as palavras que você perdeu.

● Concentre-se no que você está ouvindo

Quando você está ouvindo em seu idioma nativo, os podcasts são ótimos porque você pode colocá-los para tocar enquanto realiza outra tarefa. Você pode ouvir um programa enquanto limpa seu apartamento ou se exercita. Isso é bom porque, se você parar de prestar atenção por alguns segundos, poderá facilmente retomar o tópico do podcast. Não é assim com podcasts em língua estrangeira. Se você perder o foco por um momento, provavelmente ficará completamente perdido. À medida que você melhora, isso acontecerá menos, mas é melhor ouvir enquanto faz o mínimo possível.

● Tenha um caderno exclusivo para o novo vocabulário

Uma das melhores coisas que você pode fazer é acompanhar o novo vocabulário que escuta nos podcasts. Se puder, tente descobrir o significado da palavra a partir do contexto, depois procure a palavra e anote a definição. Isso não significa recorrer ao Google Tradutor, prefira usar um dicionário real para que você tenha o sentido completo da palavra. Isso pode ser demorado, mas você começará a notar seu progresso assim que perceber que está pesquisando cada vez menos. E é uma ótima sensação passar por um episódio completo pela primeira vez sem procurar palavras.

● Procure por transcrições

Isso varia de podcast para podcast, mas se você encontrar programas que publicam transcrições completas, economizará muito tempo. Você pode ler junto enquanto ouve ou consultar a transcrição quando realmente não consegue entender as palavras que alguém está dizendo. Isso pode fazer com que pareça menos com ouvir um podcast e mais com uma leitura. Portanto, ter as versões escrita e de áudio realmente o ajudará a adquirir novas habilidades no idioma.

● Busque outras ferramentas que complementam o aprendizado

Para complementar o seu aprendizado, é importante encontrar outras formas de fortalecer a sua imersão no novo idioma. Os podcasts são basicamente todos em áudio, por exemplo, então procure ferramentas que preencham as lacunas deixadas por eles. Artigos, séries de TV, filmes, notícias e vídeos com transcrição são somente algumas das diversas opções que podem ampliar o seu conhecimento. 

Gostou dessas dicas?

 

Agendar sua aula grátis