KNN BLOG
É possível praticar inglês cozinhando? Saiba mais aqui

É possível praticar inglês cozinhando? Saiba mais aqui

Tips | 17/01/2020

Para muitos estudar uma outra língua pode ser chato e monótono. Mas, com as técnicas certas é possível aprender inglês de maneira divertida e incluindo toda a família. Uma dica legal é praticar o idioma cozinhando, o que contribui tanto na aquisição de novos vocabulários, quanto na oportunidade de conhecer uma nova cultura.

Especialmente com crianças, além do aprendizado, é possível se divertir bastante e gerar bons momentos em família. Pensando nisso, criamos esse post com algumas dicas de como praticar inglês cozinhando e, assim, incentivar você a colocar a mão na massa. Confira.

Estudar os verbos mais utilizados na cozinha

Para quem deseja aprender a cozinhar com receitas em inglês, um dos passos mais importantes é conhecer os verbos utilizados, o que também faz diferença no dia a dia.

Durante o preparo de receitas é comum que sejam usados verbos diferentes dos ensinados em cursos, mas que fazem diferença para a preparação como fry (fritar), bake (assar), smash (amassar) e stir (misturar).

Outro ponto importante é que esses verbos também podem vir acompanhados de advérbios, e se não seguidos corretamente estragam a receita. Um exemplo é a frase whisk some eggs rapidly (bater os ovos rapidamente), caso não saiba o significado, pode desandar a receita completamente, por isso, esteja sempre atento às indicações de cada preparação.

Assistir vídeos de receitas em inglês

A melhor maneira de pegar a pronúncia e escutar corretamente é aplicando na prática, e uma maneira legal de fazer isso é assistir vídeos de receitas em inglês. Nesses vídeos é comum que os protagonistas expliquem os conceitos e ingredientes de maneira clara, além de usarem uma linguagem mais informal.

Para praticar ainda mais, adicionar a legenda em inglês ajuda também na escrita que cada palavra. Repetir as frases em voz alta ajuda com a pronúncia e, caso sinta dificuldade, você pode assistir o vídeo novamente quantas vezes quiser até pegar o jeito.

Na internet é possível encontrar uma quantidade gigantesca de vídeos de receitas em inglês, assim você sempre terá algum prato diferente para preparar e aproveitar para praticar a língua inglesa.

Aprender o nome dos utensílios e ingredientes das receitas

Nem sempre durante os cursos de inglês aprendemos sobre ingredientes ou utensílios de cozinha, até porque esse não é exatamente o foco. E é por isso que conhecer esses termos antes de preparar uma receita é muito importante.

Para isso, leia a receita antes e pesquise o que é cada ingrediente, utensílios e suas versões, assim fica mais fácil a separação do que é necessário e a preparação do prato escolhido. Sem contar que o vocabulário gastronômico é super rico, além de ser necessário no dia a dia, especialmente quando precisar pedir algum prato ou alimento em um país diferente.

Aventurar-se nas substituições

Como muitas das receitas em inglês vêm de países e regiões diferentes das brasileiras é comum que muitos ingredientes não sejam encontrados ou muito utilizados no Brasil. Por isso, geralmente é necessário fazer substituições e essa pode ser uma ótima oportunidade para aprimorar a língua inglesa.

Para começar é necessário reconhecer qual é o ingrediente original da receita, a qual família ele pertence e quais os alimentos cujo sabor e textura se assemelham mais. Depois fica a função de encontrar o melhor substituto e de quebra aprender mais um termo em inglês. Aproveite também para descobrir novas preparações com o componente usado na substituição.

Aprender a diferenciar as medições

Esse é um ponto muito importante e que deve ser considerado antes de começar a cozinhar receitas em inglês. Países cuja língua nativa é a inglesa não costumam usar a mesma medição aplicada no Brasil. Por isso, é necessário estar a atento e aprender a diferenciar as medições.

O ideal é começar pesquisando o que são as medidas aplicadas nas receitas como a diferença entre os graus celsius e fahrenheit. Depois é necessário descobrir qual medida brasileira mais se assemelha ao que foi indicado na receita. Nesse processo é possível aprender as diferenças entre os países, além de salvar aquele prato especial.

Ler a receita em voz alta para praticar a pronúncia

Assim como ouvir e ler, a pronúncia de palavras e frases é muito importante durante o aprendizado de outras línguas. Por isso, quando estiver cozinhando uma receita em inglês, uma dica é ler as instruções em voz alta, de preferência, mais de uma vez, assim dá para ir pegando o tom e pronúncia de cada sílaba e palavra.

Caso surja alguma dúvida em determinado termo, anote em um caderno para depois, esclarecer com um professor. Dessa maneira, além de falar perfeitamente cada palavra, também aprende o significado e importância de cada ingrediente.

Colocar a mão na massa

Depois de todo o aprendizado e ensinamento não podemos deixar de lado a parte mais importante, colocar a mão na massa. Especialmente para crianças, esse passo ajuda a dar mais concentração e faz com que sintam mais vontade de continuar aprendendo e de fazer mais receitas.

Por isso, não esqueça de deixá-las participarem do preparo do prato escolhido, mesmo que faça uma pequena sujeira. É legal incentivá-los a sentir a textura e experimentar diferentes alimentos, incentivando assim a curiosidade e melhorando o aprendizado fora da sala de aula.

Outra dica é escolher receitas que sejam fáceis, saudáveis e divertidas, assim todos podem entrar na brincadeira e cozinhar enquanto praticam e conhecem mais sobre a língua inglesa.

Como deu para perceber, é possível sim praticar e aprender inglês cozinhando, além de toda a diversão envolvida no processo. O importante é lembrar que nem todos os ingredientes ou medidas são iguais e são necessárias algumas substituições para que a receita saia perfeita.

No final, basta aproveitar e se deliciar com todos os pratos e gostosuras preparados ao longo das aulas, além dos momentos especiais em família passados ao longo do dia na cozinha.

Agora que já deu para perceber que é sim possível praticar inglês cozinhando, já pode juntar toda a família e colocar a mão na massa, não é mesmo? Aproveite e descubra a importância dos jogos para aprender inglês.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter