Vista-se de verde, é Saint Patrick’s Day!

Já imaginou uma comemoração onde tudo recebe a cor verde? Diversos países se pintam de verde no dia 17 de março para celebrar o Saint Patrick’s Day, ou em bom português, Dia de São Patrício. Mas você sabe o porquê da cor verde?

O verde representa o trevo de três folhas, principal símbolo para caracterizar esse feriado amplamente comemorado na Irlanda e mundo afora. Reza a lenda que São Patrício fez jus à popularidade do trevo de três folhas entre os povos nativos da Irlanda, que consideravam a planta símbolo de sorte, para usá-la na evangelização dos celtas pagãos. Por conta deste símbolo, após a sua morte e de ter atuado por quase 30 anos na Irlanda com a missão de evangelização, Saint Patrick teve seu nome ligado ao verde. O dia 17 de março, portanto, simboliza a data de sua morte, e não de seu nascimento.

Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar os ideais políticos, soldados vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública à rebelião. Foi então que a expressão irlandesa “the wearing of the green” surgiu, e o trevo ou então outra peça de roupa que seja verde em referência aos soldados rebeldes passou a ser usada como protesto.

Assim como em alguns países do mundo, o consumo de bebidas alcoólicas na rua é proibido. Na Irlanda não é diferente, mas no dia 17 de março é liberado, embora os irlandeses sejam mundialmente conhecidos pelo seu gosto pela bebida.

Porém, a maior comemoração para essa data não é na Irlanda como todos pensam, e sim em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A cidade tem uma das maiores comunidades irlandesas do mundo. No Brasil, várias cidades festejam o Saint Patrick’s Day com bebidas e comidas na coloração verde, com atrações musicais e shows tradicionais da cultura irlandesa, mesmo sendo covers. Ainda, em alguns lugares, se os clientes forem vestidos de verde, ganham um agrado.

Preservando o teor político-religioso da data, a festa é um verdadeiro Carnaval irlandês, do jeitinho que o país gosta: com muita festa e cerveja.