Como Ter Uma Relação Saudável Com O Dinheiro? Dicas Para Jovens

As finanças têm um papel fundamental em nossas vidas, influenciando desde as decisões mais cotidianas até nossos sonhos. Então, como ter uma relação saudável com o dinheiro?

Para os jovens, em particular, este pode ser um desafio. Cerca de 19% dos jovens da geração Z não controlam as próprias finanças porque não sabem como, enquanto 18% não têm o hábito ou disciplina. Os dados são da pesquisa CNDL/SPC Brasil.

A falta de experiência e de conhecimento podem ser obstáculos, podendo levar a decisões financeiras prejudiciais no futuro. Sendo assim, enfrentar esse mundo desde cedo é fundamental.

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre a psicologia do dinheiro e como os jovens podem poupar. Continue lendo pra ficar por dentro!

Neste conteúdo você vai ver:

O Que É Necessário Para Ser Financeiramente Saudável?

Ser financeiramente saudável não é só ter grana no bolso.

Porquinho com dinheiro

Significa também ter uma mentalidade positiva e bem preparada em relação às finanças, fazendo escolhas conscientes e responsáveis que garantem a segurança e o bem-estar tanto no presente quanto no futuro.

É como quando você cuida da sua saúde física fazendo exercícios e comendo bem, mas em vez de ser com o seu corpo, é com a sua carteira!

Para conquistar uma vida financeira tranquila, é preciso combinar os seguintes elementos:

  • organização: ter um orçamento bem estruturado para controlar os gastos e se certificar de que está vivendo dentro do que pode;
  • poupança: ter o hábito de poupar regularmente, mesmo que em pequenas quantias, permite estar preparado para emergências e construir seu futuro;
  • investimento: investir de forma inteligente faz com que seu dinheiro cresça ao longo do tempo.

Quer saber como chegar a este nível de saúde financeira? É aqui que a psicologia do dinheiro entra em cena!

Por Que É Importante Poupar Dinheiro?

Poupar dinheiro é essencial para garantir estabilidade financeira e liberdade para aproveitar oportunidades, como o ensino de inglês e viagens.

Aprender inglês pode abrir portas para melhores empregos e novas culturas, enquanto viajar enriquece a vida com experiências únicas.

Economizar possibilita investir em cursos de idiomas e explorar o mundo sem preocupações financeiras, proporcionando um crescimento pessoal e profissional significativo.

Como Funciona a Psicologia do Dinheiro?

A psicologia do dinheiro é uma área de estudo que investiga como as pessoas pensam e o que sentem em relação às suas finanças.

É um método que ajuda a entender por que tomamos certas decisões, assim como compreender dificuldades e desenvolver hábitos financeiros mais saudáveis.

Por exemplo, por que algumas pessoas gastam dinheiro impulsivamente, enquanto outras preferem economizar? Ou ainda, por que tem gente com medo de investir dinheiro, enquanto outros gostam de correr riscos?

A nossa relação com o dinheiro é complexa, pois envolve sonhos, frustrações, esperanças, medos, desejos, etc. É muito mais do que fazer contas. Tudo isso influencia nosso comportamento com o bolso!

Usando a psicologia do dinheiro, é possível entender as emoções que o dinheiro desperta em você.

Essa observação identifica questões importantes como “por que tenho medo de investir?” e “por que eu gasto sem pensar?”, que podem evoluir para “como posso superar esse medo?” e “como posso parar de comprar por impulso?”.

Mulher com a mão no queixo demonstrando dúvida

Refletir sobre comportamentos e emoções recorrentes é o primeiro passo para entender como ter uma relação saudável com o dinheiro.

Resolver esse desafio torna você capaz de se planejar melhor para ganhar mais controle sobre o que tem na carteira.

Só assim é possível adquirir novos hábitos financeiros! Com muita força de vontade, disciplina e clareza para entender o que leva à má gestão da grana.

Dessa forma, a maturidade financeira se torna uma consequência natural, sabe?

Agora que explicamos como funciona a psicologia do dinheiro, você já deve estar entendendo melhor o que é necessário para ser financeiramente saudável!

Então, vamos direto para as dicas de como poupar sendo jovem.

Como os Jovens Podem Poupar? 5 Dicas

Saber como poupar faz parte da compreensão sobre como ter uma relação saudável com o dinheiro. Existem algumas atitudes que pessoas mais jovens podem tomar para conquistar seus objetivos e construir seu caminho. Veja quais são!

Estabelecer metas e definir um orçamento

Por que você quer poupar? Precisa economizar dinheiro para uma viagem ou para fazer o curso dos sonhos? Independentemente do que seja sua meta, saber qual é (ou quais são) e definir um orçamento é o ponto de partida da educação financeira.

Mulher olhando a tela de um notebook

É importante ter um norte para não ficar desestimulado no longo prazo. Além disso, realizar um objetivo é super legal, não é?

Ter disciplina

Comprometimento é fundamental para conseguir poupar. Então, se você quer guardar R$50 reais todo mês, é melhor ter disciplina para cumprir o determinado. Senão, além de demorar mais para realizar suas metas, você terá que lidar com um sentimento desagradável: a frustração.

Pense sempre: será mesmo que você precisa comprar uma skin nova no Free Fire? Ou um pacote de chiclete toda semana? Essas são coisas que estão no seu orçamento?

Estabelecer prioridades ajuda a entender como os jovens podem poupar dinheiro no dia a dia. Basta refletir se certo produto ou serviço merece mesmo a sua grana!

Usar aplicativos para gerenciar o dinheiro

Hoje em dia, não tem nada mais prático do que um bom aplicativo! Aposte em contas digitais para jovens que sejam feitas sob medida para atender às suas necessidades.

Use para ajudar a controlar seus gastos, organizar suas finanças e receber dicas personalizadas sobre como economizar.

Programa Pé-de-Meia

Já ouviu falar no Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação? É um projeto do governo criado para incentivar estudantes matriculados no ensino médio público a terminarem a escola.

O programa funciona basicamente como uma poupança, em que o aluno recebe incentivos em dinheiro relacionados à matrícula, frequência, conclusão e participação do ENEM.

Vale super a pena verificar se você se enquadra no público-alvo! Dá uma olhadinha!

Investimento

Você sabia que quanto mais cedo você começar a aplicar, mais rápido poderá alcançar os seus objetivos e a independência financeira?

Fique ligado apenas ao fato de que menores de 18 anos podem investir, mas precisam ter permissão e acompanhamento dos responsáveis, viu?

Entre as opções, investimento em cripto é uma ótima dica para fazer o dinheiro render. As criptomoedas estão super em alta, são totalmente digitais e não pertencem a nenhum banco ou governo.

Porém, esse é um mercado de altos e baixos, então é importante fazer as aplicações com cuidado e sabedoria!

Homem pensativo em frente ao notebook

Deu para entender como ter uma relação saudável com o dinheiro? Agora é só dar o primeiro passo para melhorar os hábitos e garantir um futuro sólido e realizar seus sonhos!

Este artigo foi escrito pela NG.CASH, um aplicativo de conta digital que é fácil, seguro e para todas as idades.

A NG.CASH é uma plataforma intuitiva, em que o usuário tem liberdade para gerir seu próprio dinheiro e tem acesso a soluções customizadas para realizar seus sonhos financeiros.

O app também conta com vídeos educativos para ensinar os jovens a controlar e lidar com seu próprio dinheiro.

Agendar sua aula grátis