KNN BLOG
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...

Culture | 04/05/2020

Você pode até não gostar da saga criada por George Lucas, mas é impossível não reconhecer a relevância que Star Wars possui. Já são mais de 40 anos desde a estreia do primeiro filme em 1977 e em todos esses anos, as aventuras intergalácticas de Luke Skywalker, Princesa Léia, Han Solo e tantos outros personagens influenciam não só a ficção científica, mas toda a cultura pop mundial.

É por isso que hoje é celebrado o Dia de Star Wars, e a data escolhida não é por acaso. A famosa frase “May the force be with you” (em português “Que a força esteja com você”) é comumente falada pelos fãs “May the fourth be with you” (Quatro de maio esteja com você). Claramente o trocadilho funciona apenas em inglês, mas se tornou tão famoso que foi adotado por fãs ao redor do mundo e se tornou no dia oficial para celebrar a obra.

A primeira celebração foi em 2011 em um cinema em Toronto, no Canadá. Organizado por fãs, a festividade contou com jogos de perguntas e respostas, concurso de fantasias com um júri de celebridades e obviamente, a exibição dos filmes além de paródias e remixes feitos na internet.

A história pode parecer apenas uma luta do bem contra o mal, mas consegue ser mais. Ela ensina sobre ter esperança mesmo que tudo pareça perdido, ser fiel aos amigos e que luz e trevas, é uma questão de perspectiva. Talvez o maior vilão da história do cinema, Darth Vader se tornou um dos ícones maiores da saga justamente pela sua complexidade. Ao observarmos, vemos alguém com um passado cheio de solidão e traumas, que se torna uma figura impiedosa, capaz de destruir planetas inteiros, mas que apesar de tudo, no final se redime e ganha o perdão do herói.

Star Wars é um ícone cultural, se tornando uma das histórias mas contadas e reverenciadas do mundo. Oficializando a ficção científica como um gênero que cativa multidões, nos fazendo imaginar que o universo é cheio de vida e diversidade. Unindo legiões de fãs e mostrando que tem muito mais a ensinar do que se pode imaginar.

Depois dessa, vai dizer que não bateu vontade de entrar na Millenium Falcon e viajar pelas dobras espaciais até um planeta de uma galáxia muito, muito distante?

Que a força esteja com você!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter