KNN BLOG
 Inglês para tímidos: como o idioma ajuda na socialização das crianças?

Inglês para tímidos: como o idioma ajuda na socialização das crianças?

Education | 11/12/2019

Infância e adolescência costumam ser fases bem difíceis para os introvertidos. Uma boa parcela de jovens e crianças sentem essa insegurança e se fecham diante de novas pessoas e oportunidades. Contudo, há maneiras de contornar isso sem que eles sofram, fazendo com que se sintam mais à vontade e confortáveis. E o caminho para fazer isso é investindo no aprendizado de um novo idioma, como inglês para tímidos.

Apostar nessa ideia poderá ser um grande diferencial, e é melhor estimular que isso ocorra ainda nas primeiras fases da vida. Já imaginou se esse comportamento se estender até quando eles forem adultos? Por vezes a timidez é paralisante e faz com que muitas chances sejam perdidas. Portanto, trabalhar com isso é fundamental, e uma escola de inglês pode ser uma excelente forma de socialização.

Ainda está em dúvida se as aulas de inglês são benéficas mesmo? Vem com a gente que mostraremos como aprender um novo idioma pode ajudar na socialização de crianças e adolescentes!

Aulas em grupos

As aulas em grupo fazem parte da metodologia para aprender inglês, já que é preciso praticar a língua e, para isso, ter um parceiro de conversação é fundamental. Essa interação pode parecer assustadora a princípio, mas com o tempo se percebe que não há nada de tão terrível. Na verdade, essa é uma parte muito boa para ter mais desenvoltura.

Além de socializar com outras pessoas nas atividades em grupo, gradualmente a criança percebe que não há o que temer. Todos ali estão no mesmo barco em busca de conhecimento, portanto não há problemas em errar para aprender. Com isso, é muito comum que se criem laços de amizade entre os alunos também.

Atividades lúdicas para aprender o idioma

A partir do momento que as crianças começam a ir para escola e tem início a socialização com desconhecidos, é natural que fiquem retraídas. Contudo, há muitas maneiras de quebrar essa barreira. Uma delas é trabalhar com atividades lúdicas, já que elas envolvem o aprendizado de um modo mais leve que a convencional.

É possível trabalhar com o vocabulário e construções frasais por meio de músicas, brincadeiras e jogos. Assim, elas se divertem e ensinam sem aquela antiga rigidez com a qual a escola ainda é vista. A aula de inglês é o momento ideal para motivar a interação. Incentivar essa experiência com trabalhos divertidos é muito mais positivo e os resultados tendem a ser melhores também.

Melhora a autoconfiança

As aulas do curso de inglês são muito importantes para melhorar a capacidade cognitiva, bem como melhora a autoestima. Esses são fatores que fazem a diferença para ter autoconfiança também, pois aprendendo a língua ela se sente mais segura para conversar. No entanto, essa segurança também pode refletir em outros aspectos da vida.

Essa autoconfiança desenvolvida será uma vantagem que acompanhará a criança por toda a vida. Essa é uma característica muito buscada e as oportunidades para pessoas autoconfiantes tendem a aparecer sem grandes esforços. No decorrer do curso os alunos ficam mais relaxados e se sentem mais seguros.

Conversação entre alunos

Não tem como aprender uma nova língua sem praticá-la, não é mesmo? Para ganhar fluência esse é o único caminho possível, pois mesmo que haja treinamento na parte escrita e na escuta, a conversação é crucial. Por não terem vícios de linguagem ainda, isso é melhor trabalhado nas crianças menores. Ou seja, quanto mais cedo elas têm contato com um novo idioma, maiores são as chances de serem fluentes.

Assim, a conversação entre alunos tem inúmeras vantagens. Além de treinar o que foi aprendido em aula, os alunos também se aproximam e se ajudam mutuamente. Elas treinam a dicção, a postura para falar e há melhoria na oratória. São muitos benefícios, sem contar que é excelente para as crianças tímidas socializarem.

Superação de medos

Encarar uma aula com pessoas novas para aprender um idioma desconhecido pode parecer um pesadelo para aqueles com alto nível de timidez. Mas isso pode ser visto com outros olhos, como uma possibilidade de superar medos. Eles são mais assustadores dentro da própria cabeça do que na vida real, e um ambiente acolhedor é primordial para esse entendimento.

Assim, a criança percebe que se é capaz de aprender um novo idioma, ela também consegue superar outros desafios que podem surgir. Esse estímulo é bom para desenvolver outras habilidades que talvez elas nem saibam que tenham por simples medo de tentar.

Destaca pontos fortes

As pessoas tímidas costumam não observar seus pontos fortes e tendem a ter uma autoestima baixa, já que não são tão confiantes. Porém, ao começarem um curso de inglês, muitas vezes percebem que têm facilidade para aprender. Isso é bastante comum porque essas habilidades ficam escondidas por trás da timidez, mas uma vez que conseguem entrar em contato com isso, a autoconfiança surge.

Nas aulas de inglês é mais fácil perceber os pontos fortes e desenvolver o autoconhecimento, tendo uma percepção melhor de si. A socialização é de extrema importância nesse processo, uma vez que conhecendo outras pessoas há mais estímulo para destacar esses pontos. A segurança passada é um empurrão a mais para que se sintam mais à vontade para interagir dentro e fora da aula.

Aprendizados além da língua

O intuito principal de se matricular a criança em uma escola de inglês é para estudar a língua, isso é evidente. Mas você já parou para pensar que ela aprenderá muito mais do que somente um novo idioma? Pois, saiba que a criança será exposta a um novo mundo, com uma cultura diferente e que é parte essencial para a compreensão.

Aprendendo a língua inglesa também se têm contato com novas experiências. E não é novidade que as diversas metodologias de ensino sejam mais eficientes para alunos introvertidos. Desse modo, eles ficarão seguros para socializar e compartilhar o que sabem, assim como também aprenderão muito mais.

Investir em inglês para tímidos é uma alternativa que traz ótimos resultados. Assim, as crianças crescem com mais autoconfiança, e esse é um detalhe que elas levarão para toda a vida. Encarar novos desafios é necessário para alcançar um futuro brilhante!

Gostou do post? Então assine nossa newsletter para receber conteúdos como esse no seu e-mail!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter