KNN BLOG
Como surgiu o Presidents

Como surgiu o Presidents' Day nos EUA?

Culture | 16/02/2018

Você provavelmente pouco ouviu falar sobre o Presidents' Day, não é mesmo? Isso porque, apesar de ser feriado nos EUA, as celebrações não são do mesmo porte que o "Independence Day", apesar de seguir a mesma linha patriótica.

O Presidents' Day surgiu em 1885, chamado inicialmente de Washington's Birthday, uma homenagem ao nascimento do primeiro presidente americano: George Washington. O feriado era comemorado no dia 22 de fevereiro, data exata do aniversário do antigo presidente.

 

Nos anos 60, o Governo Federal decretou uma lei que mudava diversos feriados para segundas-feiras (Monday Holiday Act), e o feriado de Washington's Birthday passou a não ter um dia fixo. A partir disso, começaram a homenagear não só George Washington, mas todos os presidentes americanos.

 

No início, as homenagens passaram a ser para os dois grandes presidentes dos EUA: George Washington e Abraham Lincoln (que fazia aniversário em 12 de fevereiro). Portanto, o Presidents'Day passou a ser celebrado na terceira segunda-feira de fevereiro.

 

No final dos anos 80, o feriado já era mais conhecido como Presidents' Day e não mais de Washington's Birthday, apesar do nome oficial federal ainda ser o antigo, porém os estados têm direito de chamá-lo da forma que acharem melhor. Nessa época também, o feriado passou a celebrar com mais vigor todos os presidentes e não os dois citados anteriormente.

 

Entretanto, não há muita diferença nos EUA durante o Presidents' Day, a não ser pelas promoções nos shoppings que aproveitam a data para abusar nos descontos e atrair clientes.

 

O feriado também é daqueles que nem todos podem tirar folga, apenas bancos e repartições públicas que fecham de verdade. Grandes empresas, escolas e comércios trabalham normalmente. O único lugar onde você poderá notar algumas celebrações é em Washington DC, a capital federal. Por lá, é possível observar algumas comemorações para este dia.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter