Você pregou uma peça em alguém neste April Fools’ Day?

Hoje é 1º de Abril, dia em que é comemorado em grande estilo o April Fools’ Day, para nós brasileiros, o Dia da Mentira. Esse dia é conhecido por ser a chance perfeita para fazer uma brincadeirinha ou passar aquele trote nos amigos. A KNN Idiomas que saber: você já pregou uma peça em alguém hoje? Aproveite para conhecer um pouco da história dessa celebração e já vá se preparando para o ano que vem.

O Dia da Mentira é uma das tradições centenárias que, com o passar dos anos, tem a sua origem questionada. É uma história com início duvidoso mas, de todas as teorias sobre o motivo, a mais popular está ligada à transição do calendário Juliano para o Gregoriano. Segundo alguns historiadores tudo aconteceu na França, no ano de 1582, com a instauração do calendário gregoriano em substituição ao Juliano, o que fez com que as pessoas ficassem confusas, além de muitas nem terem sido informadas da novidade.

Uma das mudanças aplicadas foi em relação ao primeiro dia do ano, que deixou de ser em abril e passou para janeiro. Por não saberem ou não estarem acostumados, muitos continuavam comemorando o ano novo no início de abril e eram alvos de brincadeiras por parte daqueles que já sabiam da alteração. O trote mais comum era colar peixes de papel nas costas dos desinformados, os “poisson d’avril” (peixe de abril), como eram chamados, que simbolizavam um animal facilmente capturado, ou seja, uma pessoa ingênua.

Embora essa seja a teoria mais aceita, também existe a possibilidade do dia ter relação com o antigo festival romano Hilaria, que levava pessoas fantasiadas às ruas no final do mês de março. Também há a teoria de que o dia pode ser vinculado ao equinócio da primavera e às enganações da mãe natureza no que diz respeito ao clima. Seja qual for a real origem, o fato é que, no século XVIII, a tradição se espalhou pela Grã-Bretanha e foi sendo disseminada pelo mundo.

A data é celebrada em diversos países ao redor do mundo mas em cada um ela recebe um nome diferente. Nos Estados Unidos, “April Fools’ Day”, que significa dia dos bobos de abril. No Brasil é mais conhecida como “Dia da Mentira”, mas também é comum ouvir referências à comemoração sendo apenas “primeiro de abril”. Em terras espanholas você ouvirá a expressão “Día dos Enganos”, como dia do engano ou mentira, enquanto para os alemães, a celebração é chamada de “Aprilscherz”, para referir-se ao dia de brincadeiras e piadas. Já na França, mesmo depois de tantos anos, permanece o nome “Poisson d’Avril”, que significa peixe de abril, mesma referência usada na Itália, que o intitula “Pesce d’aprile”.

Muitas empresas aproveitam essa data para pregar peças em seus clientes. O Google é conhecido por pregar peça nos usuários todos os anos com invensões fora do normal. Se você ainda não caiu em alguma pegadinha, aproveite para você fazer a pegadinha naquele seu amigo zoeira e garanta boas risadas.

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *