St. Patrick’s Day: conheça 8 curiosidades sobre o maior feriado da Irlanda

Dia 17 de março é comemorado o St. Patrick’s Day, o principal feriado da Irlanda em homenagem ao santo padroeiro do país. A comemoração atrai milhares de turistas e as ruas ficam tomadas por uma onda verde.

A festa leva muita música, comidas, bebidas, desfiles e diversão pelas cidades da Irlanda. Mas a festividade não se limita somente ao país europeu. Em regiões com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, também entram no clima de St. Patrick’s Day. Aqui no Brasil, a data não passa em branco. Podemos encontrar bares que homenageiam São Patrício com cervejas verdes, chapéus e muitos trevos.

Como toda festa, existem muitas tradições e histórias. Aproveitamos a data e separamos uma lista com oito curiosidades que você precisa saber sobre o St. Patrick’s Day.

1 – O feriado é o dia da morte de São Patrício
O feriado é celebrado na data da morte de St. Patrick, que aconteceu no ano 461. No local em que está sepultado foi construído o Saint Patrick Centre, um centro de exposição dedicado à sua vida.

Na Irlanda, 17 de março é feriado nacional. Sempre que a data cai em um domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira.

2 – A Irlanda fica tomada por verde
Tudo fica verde! Desde pessoas, prédios, monumentos, incluindo comidas, bebidas e até mesmo rios. Tudo é tomado por verde para comemorar o dia do padroeiro do país.  

3 – Única data em que se pode beber nas ruas
O consumo de bebida alcoólica pelas ruas da Irlanda é proibido, com a infração sendo punida com multa. Mas, para a alegria da nação, a lei é suspensa durante o feriado. 

4 – O prato típico de St. Patrick’s Day
O corned-beef boil é o prato típico de St. Patrick’s Day. A carne temperada em salmoura acompanhada de repolho e harmonizado com cerveja, um prato perfeito para comemorar o feriado.

5 – St. Patrick não era irlandês
Na verdade, São Patrício era inglês. Ele nasceu em uma família rica na Inglaterra quando foi raptado e vendido como escravo na Irlanda. Durante muitos anos, viveu em cativeiro até conseguir fugir e voltar para seu país de origem.

Após se tornar bispo da igreja católica, St. Patrick afirmou ter recebido um chamado divino que o mandava voltar à Irlanda para evangelizar os pagãos celtas.

6 – Não existem cobras na Irlanda
Não existem cobras de nenhuma espécie na Irlanda. De acordo com o folclore local, isso acontece porque St. Patrick expulsou todos esses répteis do país.  Porém, biólogos apontam que nunca houve cobras por lá.

7 – O significado dos trevos
São Patrício usava o trevo como símbolo para representar a Santíssima Trindade e assim, evangelizar os celtas pagãos.

8 – O grande desfile de São Patrício
Além de muita festa e muito verde, existem diversos desfiles para comemorar o St. Patrick’s Day. Uma curiosidade, é que o maior desfile em comemoração à data acontece em Nova York. A cidade possui uma das maiores comunidades irlandesas do mundo.

Quer saber mais curiosidades sobre o St. Patrick’s Day?

Então, venha para a KNN Idiomas. Com uma metodologia exclusiva e desenvolvida para os falantes da língua portuguesa, as individualidades do aluno são levadas em consideração e a conversação estimulada desde a primeira aula.

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *