Séries para aprender inglês: conheça 6 alternativas para sua imersão

É difícil encontrar uma oportunidade melhor para aprender do que se divertindo, não é verdade? Essa é uma combinação que une o útil ao agradável e que não deve ser desperdiçada. Por exemplo, assistir séries para aprender inglês é uma ideia maravilhosa.

O processo de imersão em uma língua é importante para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos estudos em cursos de inglês para favorecer o aprendizado. Logo, nada melhor do que trazer o idioma estrangeiro para as atividades do dia a dia — e encontrar conteúdos bacanas é uma forma bem legal de fazer isso.

Gostou da ideia? Você já tem o costume de assistir séries com essa finalidade ou ainda não? Para descobrir quais são as nossas sugestões, acompanhe os tópicos a seguir!

1. Friends

Essa é uma das opções mais clássicas do mundo dos seriados. Friends já foi assistido por milhões de pessoas no mundo todo e, mesmo quase 20 anos depois do seu fim, continua acumulando fãs a cada geração.

Uma das suas grandes vantagens é ter um enredo leve e divertido, com diálogos simples e fáceis de serem compreendidos. Os capítulos duram em torno de 22 minutos e apresentam as histórias vividas por seis amigos que moram na cidade de Nova York (EUA): Phoebe, Joey, Mônica, Chandler, Ross e Rachel.

Ao todo, são 10 temporadas e 236 episódios, o que pode render um bom treino para o seu inglês, especialmente com foco na cultura norte-americana e suas expressões.

2. Modern Family

Assim como Friends, Modern Family é uma sitcom — o que quer dizer que é uma série de comédia que retrata ocasiões cotidianas, normalmente em episódios curtos. Algumas delas têm as risadas gravadas ao fundo, enquanto outras não usam esse recurso.

A trama exibe a rotina de três famílias que são interligadas, já que o casamento de Jay com Glória confere uma nova dinâmica para todos. A graça está nas experiências vividas pelos personagens nesse contexto familiar.

Um ponto interessante é o fato de Glória ser uma colombina, o que traz o exemplo do estrangeiro tentando falar a língua inglesa. Seus tropeços no idioma garantem muitas risadas e aprendizados.

3. Grey’s Anatomy

Essa costuma ser uma das séries favoritas de quem gosta do ambiente médico e também de um pouco de drama. A personagem principal é a doutora Meredith Grey, residente de um hospital fictício que fica em Seattle (EUA).

Ela e seus amigos médicos (Cristina, Izzie, George e Alex) vivem inúmeras histórias ao longo de mais de 300 episódios. Os focos principais são os desafios vividos no trabalho e as relações amorosas de cada um.

O grande detalhe de Grey’s Anatomy é estar repleta de termos ligados ao mundo da Medicina, o que talvez seja uma dificuldade para quem está assistindo. Porém, se você tem interesse pela área, conte com um dicionário por perto para não perder essa chance de aprender inglês e, ainda, algumas dicas de saúde.

4. Stranger Things

Uma produção mais recente que retoma os anos 80 e combina comédia, suspense e ficção científica. A princípio, pode parecer estranho, mas a história é original e tem cativado muitas pessoas.

Para os que viveram nessa época, trata-se de um convite para retomar as memórias e curtir até a trilha sonora. A linguagem é simples, apesar de a linguagem trazer muitas referências de décadas passadas.

O seriado é protagonizado por crianças e conta sobre o desaparecimento de uma delas, o menino Will. Então, seus amigos se juntam para tentar encontrá-lo e acabam com uma nova integrante bastante misteriosa — Eleven.

5. The Crown

Se você gosta de história e quer uma alternativa para familiarizar-se com o inglês britânico, The Crown é uma ótima pedida. A série ainda está sendo produzida, mas já conta com duas temporadas e 20 episódios.

O tema central é retratar a vida da rainha Elizabeth, que teve que assumir o trono do Reino Unido com apenas 25 anos e ainda está no poder. Os assuntos pessoais e de política se misturam, apresentando coisas da família real que até então eram desconhecidas para muita gente.

Os cenários e figurinos são exuberantes, assim como a pronúncia de um sotaque mais carregado nos diálogos entre os atores. Quem está acostumado com as obras americanas talvez sinta certa dificuldade no início, mas vale a pena persistir e descobrir outras nuances do idioma.

6. Lost

Outra escolha para quem quer fugir das comédias, Lost oferece uma narrativa misteriosa de um acidente de avião que deixa vários sobreviventes em uma ilha no Oceano Pacífico. As histórias de cada um aparecem no modelo flashback e tudo é atrelado de forma interessante.

Os capítulos são mais longos (com média de 40 a 50 minutos) e requerem maior atenção dos telespectadores. Como os personagens têm origens distintas, o inglês falado por eles também é diferente e representa a diversidade de sotaques existente nos cantos do mundo. As conversas não são tão complexas e o vocabulário é variado.

Como são 6 temporadas com mais de 100 episódios, essa é uma boa oportunidade de iniciar uma maratona e fazer um verdadeiro processo de imersão com o idioma.

Para isso, procure manter uma boa regularidade. Organize a sua rotina e reserve um horário para assistir à série como forma de estudo — se não for possível todos os dias, tente pelo menos algumas vezes durante a semana.

Vale lembrar que a dica para quem ainda não tem um domínio tão avançado da língua é deixar o áudio e as legendas em inglês. A partir do momento que você se sentir mais seguro, tire o auxílio da leitura e intensifique a prática da escuta. Não fique preocupado se perder alguma palavra ou parte de um diálogo, o importante é evoluir aos poucos.

E aí, gostou das nossas indicações de séries para aprender inglês? Já sabe por qual delas começar? Mesmo que você já tenha assistido, encare essa tarefa agora com outro objetivo!

Aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e passar essa ideia para frente. Quem sabe você e os seus amigos não se reúnem para assistir juntos?

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *