Separamos uma lista com 8 livros para aprender inglês

Conhecer e dominar a língua inglesa é algo cada vez mais importante nos tempos atuais. Seja por demandas do mercado de trabalho, por necessidades acadêmicas ou simplesmente pela realização pessoal, uma coisa é fato: falar esse idioma é praticamente uma necessidade. Uma boa maneira de exercitar esse conhecimento e aprendizado é por meio dos livros para aprender inglês.

Com o hábito da leitura, seja ela de livros didáticos ou de romances em geral, se torna muito mais fácil dominar o inglês de forma completa. Afinal, para a fluência em um idioma, precisamos não só falá-lo e compreendê-lo verbalmente, mas também sermos capazes de ler e fazer uma boa interpretação textual do conteúdo estudado.

Mas afinal, como exercitar o hábito da leitura em inglês? Pensando nessa dúvida, separamos 8 títulos incríveis para dar aquele gás no estudo desse belíssimo e importante idioma. Confira a lista de obras recomendadas e aproveite!

1. Practice makes perfect: english conversation, de Jean Yates

O primeiro livro de nossa lista é uma obra da coleção Practice makes perfect (A prática leva à perfeição, em tradução livre), de Jean Yates, um professor de línguas na Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Esse volume é focado na conversação entre falantes da língua inglesa.

Nessa obra, Yates traz para os estudantes de inglês aquilo que eles realmente precisam saber para se comunicar nesse idioma. Sem firulas ou conteúdos excessivos, a didática é trabalhada de modo a fazer com que o aluno se interesse pelo aprendizado e absorva o máximo de informações possíveis em pouco tempo.

2. Basic English, de Julie Lachance

O livro Basic English (Inglês básico) é parte da coleção Practice makes perfect, comentada logo acima. No entanto, esse volume é muito mais voltado para alunos iniciantes que querem construir boas bases no idioma antes de dar continuidade em seus estudos.

Um de seus diferenciais em relação a outras obras didáticas está na interatividade, que torna o conteúdo muito mais atraente e interessante para os estudantes. Ele traz atividades diferentes das tradicionais, com lições que podem ser feitas em pouquíssimo tempo (cerca de 15 minutos) com máxima absorção de conceitos.

3. Peter Pan, de J. M. Barrie

Quem nunca ouviu a história do menino que não queria crescer? Peter Pan é um dos maiores clássicos da literatura mundial, mas é majoritariamente conhecido por conta da belíssima animação dos estúdios Walt Disney.

Apesar de já ser uma história conhecida, nada impede que você passe a conhecê-la por uma perspectiva completamente nova, certo? Além disso, o conhecimento prévio do enredo pode ajudar bastante na hora de assimilar as informações e interpretá-las adequadamente, sendo esse um ótimo treino para o inglês.

4. Charlotte’s web, de E. B. White

A Teia de Charlotte é um dos maiores clássicos da literatura em inglês. Esse livro é, inclusive, uma leitura obrigatória em grande maioria dos colégios estadunidenses, sendo fundamental para a formação acadêmica dos estudantes. Por isso, nada melhor do que aproveitar e lê-lo também, não é?

Essa história, levada ao cinema com o título de A Menina e o Porquinho, é contada pelo ponto de vista da aranha Charlotte, que observa todo o desenrolar da trama do alto do celeiro em que vive o porquinho Wilbur. Esse é um lindo conto sobre amizade, lealdade e confiança que não pode deixar de ser conferida!

5. The adventures of Tom Sawyer, de Mark Twain

Outro clássico inesquecível, As Aventuras de Tom Sawyer também é uma ótima alternativa para quem quer ficar em dia com o bucket list literário e, claro, conferir um livro de altíssima qualidade e fácil de ser lido em inglês. Assim, você ampliará não só o vocabulário, mas seus conhecimentos!

A obra nos conta um pouco sobre a vida de Tom Sawyer, um garotinho órfão que vive com a tia, sua prima e seu irmão em uma cidadezinha nos Estados Unidos. Ao lado de seu amigo, o também famoso personagem Huckleberry Finn, Tom vive aventuras inesquecíveis que nos levarão de volta à infância ao longo das mais de 200 páginas do livro.

6. The lion, the witch and the wardrobe, de C. S. Lewis

Gostaria de viajar sem sair do lugar? Então, o convidamos a conhecer o fantástico mundo de Nárnia com a obra O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, de C. S. Lewis. Esse é um dos livros mais importantes do escritor irlandês e certamente, uma leitura inesquecível em seu idioma de origem.

Com um vocabulário simples, mas, ainda assim, desafiador, essa obra pode ser uma encantadora opção de leitura para pessoas de todas as idades. Vale a pena embarcar nessa aventura com os irmãos Pevensie e o poderoso leão Aslam!

7. Jane Eyre, de Charlotte Brontë

O último romance de nossa lista foi publicado em 1847, mas permanece, até os dias de hoje, completamente atual. A sua leitura é praticamente obrigatória para que possamos compreender um pouco mais sobre a natureza humana, já que essa obra traz um forte desenvolvimento das personagens ao longo da trama.

Indicado para leitores um pouco mais familiarizados com a língua inglesa, Jane Eyre conta a história da personagem homônima que, embora cresça em um ambiente repleto de privações, se torna uma mulher forte, decidida e muito à frente de seu tempo.

8. Clear Grammar, de Keith S. Folse

Para fechar a nossa lista, que tal mais um livro didático extremamente importante para o aprendizado do inglês? Dessa vez, falaremos sobre a obra Clear Grammar (Gramática clara), que foi publicada pela editora da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. Só com isso, já podemos perceber que essa coleção não está para brincadeiras, não é mesmo?

Composta por 4 livros, a obra tem como principal objetivo auxiliar o estudante em busca da fluência no idioma. Por isso, todas as competências são devidamente abordadas, seja no próprio livro, ou também, por meio de exercícios online. Ao final da leitura (e da execução de todas as tarefas), você terá caminhado muito em direção ao domínio do inglês!

Gostou de conhecer esses incríveis livros para aprender inglês? Além de fundamentais para o aprendizado do idioma, essas obras são importantes para o conhecimento da cultura de outros locais e, claro, são também uma indispensável experiência de vida por meio da arte literária. Então, o que você está esperando? Boa leitura!

Para mais informações sobre o aprendizado da língua inglesa, dicas, recomendações e muito mais, assine a nossa newsletter! Com isso, você receberá um aviso periódico sobre as publicações de nosso blog e não perderá nenhuma novidade. Até a próxima!

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *