Podemos aprender um idioma naturalmente depois de adultos?

Você provavelmente já ouviu falar que aprender um novo idioma é mais fácil para as crianças do que para os adultos. Mas a situação não está perdida para os adultos que procuram expandir seus conhecimentos linguísticos.

Embora um estudo recente do MIT tenha apontado que os 17 anos de idade seria o limite para obter um domínio nativo da estrutura gramatical de outra língua, os resultados do mesmo estudo sugerem que pessoas com mais de dezoito anos definitivamente ainda podem aprender uma língua estrangeira rapidamente – eles simplesmente não podem alcançar com a mesma agilidade!

Também é importante lembrar que as crianças não são inerentemente melhores alunas do que seus os adultos: os dois grupos apenas aprendem de maneira muito diferente e, de fato, existem algumas maneiras pelas quais os adultos podem superar as crianças no que se refere ao aprendizado de um novo idioma com base em suas habilidades adquiridas com mais experiência de vida.

Se você é uma pessoa com mais de dezoito anos determinada a aprender uma língua estrangeira, continue lendo para conhecer cinco estratégias fáceis que você pode aplicar hoje mesmo!

5 MANEIRAS DE TREINAR UM IDIOMA DEPOIS DE ADULTO

● Baixe algum aplicativo

Há muitos aplicativos de aprendizado de idiomas para download. Esses aplicativos oferecem pequenas lições de vocabulário e gramática ao seu alcance, e muitos deles são gratuitos ou de custo extremamente baixo.

Certifique-se de verificar os recursos específicos que cada aplicativo oferece: por exemplo, muitos dos programas permitem que você defina metas diárias de tempo diretamente na plataforma ou conecte-se com outros alunos e falantes nativos via chat se tiver dúvidas.

● Pratique com seus amigos

Depois de dominar seu vocabulário e memorizar as regras gramaticais, leve seu conhecimento para o mundo ao seu redor! Tente perguntar quais são os platos del día na próxima vez que você visitar seu restaurante mexicano favorito, ou peça aquele Smash Burguer no seu fast food favorito em inglês.

Essa não é apenas uma ótima maneira de colocar seu conhecimento em prática, você também construirá relacionamentos com pessoas em sua comunidade que podem levar a um aprendizado contínuo e diferenciado.

● Participe de algum programa de intercâmbio

Os programas de intercâmbio de idiomas unem as pessoas para que elas possam ensinar umas às outras suas línguas nativas por meio de conversas.

Imagine você participando de um programa de intercâmbio na Espanha, conversando com algum conhecido de lá usando apenas suas habilidades intermediárias em espanhol. Essa interação cara a cara permite corrigir a outra pessoa e o aprendizado de maneira naturalizada.

Além do mais, os tipos de conversas que surgiram durante o intercâmbio vêm a ser muito mais casuais e naturais, complementando, por exemplo, o aprendizado adquirido em sala de aula.

Releia algum livro em inglês

Se você possui certos livros com os quais está intimamente familiarizado, considere pegar alguma dessas obras em um idioma diferente e ler os dois livros lado a lado.

Caso você tenha interesse em obras que são adaptadas de outros idiomas, essa alternativa pode abrir os olhos para palavras e expressões estrangeiras que você não encontraria naturalmente em uma aula mais tradicional de idiomas.

Ouça rádios ou podcasts específicos do idioma

Sintonizar estações de rádio, podcasts ou até mesmo ouvir audiobooks falados exclusivamente no idioma que você está tentando aprender é uma maneira especialmente interessante de absorver o conhecimento linguístico.

Como essas experiências auditivas são normalmente projetadas para falantes fluentes, as pessoas que falam ou cantam tendem a falar em um ritmo extremamente rápido, forçando seu cérebro a compreender as informações mais rapidamente.

● Converse com uma Inteligência Artificial

Conversar com assistentes virtuais é uma ótima maneira de praticar inglês. Essas inteligências artificiais oferecem uma plataforma interativa para melhorar sua escrita e vocabulário, seja qual for seu interesse. Por exemplo, se você é apaixonado por música, pode discutir sobre diferentes gêneros musicais, artistas ou até mesmo aprender termos técnicos relacionados à música.

Além disso, a capacidade da IA de traduzir dezenas de idiomas pode ser um suporte valioso para os estudos. Ao explorar materiais em diferentes idiomas e traduzi-los para o inglês, você pode enriquecer suas oportunidades de aprendizado e imersão no idioma.

A Tess AI, por exemplo, é uma assistente virtual que integra algumas das maiores IAs do mundo, como o ChatGPT4. Com essa tecnologia, você pode desfrutar de conversas estimulantes diretamente através do chat. Converse com a Tess AI!

Gostou desse conteúdo? Então conheça os cursos da KNN Idiomas.

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *