Os melhores lugares para turismo literário no Reino Unido

A inspiração para viajar vem de muitas formas e lugares. Enquanto algumas pessoas planejam as suas férias esperando fugir de tudo, outras vão em busca de destinos que conheceram através dos livros (ou de suas adaptações para o cinema). Da Piazza Navona (marcante nos romances de Dan Brown) ao Castelo de Bran na Romênia (lar do icônico Drácula), o turismo literário movimenta milhares de pessoas todos os anos.

E se você ama a boa e velha literatura britânica, especialmente hoje te convidamos a uma viagem por alguns dos principais locais do mundo que se tornaram famosos por sua conexão com o universo dos livros.

Estação King’s Cross – Inglaterra

A plataforma 9 3⁄4 na estação King’s Cross é o ponto de partida de Harry Potter.  A estação de forma extremamente inteligente criou um espaço perfeito para os fãs tirarem aquela foto perfeita entre as plataformas 9 e 10. Por lá, todos os anos milhares de aficionados pelo Wizarding World aparecem especialmente no dia 1º de setembro para comemorar o dia de volta a Hogwarts na estação.

Floresta de Dean – Inglaterra

O fenômeno literário “O Senhor dos Anéis” de JRR Tolkien foi ambientado no universo ficcional da Terra-média, que foi parcialmente inspirada nas exuberantes colinas repletas de árvores de Gloucestershire na Inglaterra. Obviamente as paisagens se distanciaram um pouco do que as inspirações de Tolkien no século 20, mas felizmente ainda existe uma grande parte bem conservada desse espaço natural inglês (já que para as adaptações cinematográficas, os produtores escolheram a Nova Zelândia), o que faz desse lugar um grande ponto de encontro para os fãs dos livros.

Glencoe – Escócia

Quem ama Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban vai se encantar com as terras altas da Escócia, mais especificamente: Glencoe; já que foi lá a paisagem escolhida para a adaptação do livro, no qual foi construída a cabana de Hagrid. Infelizmente o set já se foi, mas os fãs continuam explorando a região (mencionando os livros de JK Rowling como inspiração para a visita).

Montanhas Mourne – Irlanda do Norte

As Montanhas Mourne na Irlanda do Norte foram apresentadas a muitos por Game of Thrones, mas podem ser mais conhecidas como a paisagem que ajudou a inspirar a série de livros “As Crônicas de Nárnia” de CS Lewis. Que se baseou na beleza tranquila das montanhas incríveis do Condado de Down.

Calçada dos Gigantes – Irlanda do Norte

Outro ponto que ficou mundialmente famoso por uma adaptação visual de uma série de livros, é a Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte. Essa impressionante formação rochosa; que não foi usada como local de filmagem para a série de TV baseada na saga “Game of Thrones” de George RR Martin, mas tem muitos locais próximos que foram palco da série como a Dark Hedges, o que leva muitos fãs a darem aquela passadinha na Calçada dos Gigantes pela sua proximidade.

Deu para perceber um pouquinho do quão influente é o turismo literário, né? E para conhecer e entender mais da cultura dos mais variados países conte com o inglês da KNN!

 

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *