Música poliglota: 4 artistas que cantam em vários idiomas

Cantores poliglotas sabem que a música é uma das poucas linguagens verdadeiramente universais. Afinal, ela se comunica diretamente com o interior das pessoas, não importando muito a sua habilidade em entender letras, a música é um instrumento de conexão capaz de causar uma resposta indo de bebês até animais.

Todo esse conceito de enxergar a música como linguagem foi vista pelo lado mais técnico através de um estudo da Psychology Today, que examinou diretamente o elo entre o aprendizado de idiomas e a música. Por mais que tanto a linguagem quanto a música sejam processadas por áreas diferentes do cérebro, é interessante notar que a habilidade musical pode aumentar a sua capacidade de aprender uma segunda língua. Já que ambos têm estruturas que precisam identificar diferenças de tom, ritmo, interpretação, frases e muito mais.

Um bom exemplo é o estudo liderado pela pesquisadora Diana Deutsch, que descobriu que falantes nativos de mandarim e vietnamita tinham muito mais facilidade em identificar tons musicais do que nativos/falantes de francês ou inglês, e tinham uma alta propensão a terem ouvido absoluto. Embora as provas sejam circunstanciais, é notável que boa parte dos músicos tem facilidade em aprender novos idiomas, já que não é incomum encontrar artistas consagrados que falam até cinco línguas.

Pensando nisso, separamos uma pequena lista com 4 cantoras que fazem questão de cantar em vários idiomas!

Anitta

A cantora brasileira que mais se destaca na atualidade é completamente poliglota. Anitta já gravou e se apresentou cantando músicas que vão do português, inglês, espanhol, francês e até mesmo o italiano.

Celine Dion

Além de ser uma das artistas mais populares da história, Celine Dion tem uma vasta riqueza de idiomas no seu histórico. Além do francês e do inglês (idiomas que ela é conhecida). Dion também canta em japonês, alemão, mandarim, espanhol, e até mesmo em latim.

Gloria Estefan

Formada em francês pela Universidade de Miami, Gloria teve um passado como tradutora antes de se dedicar à carreira como cantora. Um grande destaque da sua veia multilíngue pelos palcos, foi seu álbum “The Standards” (2013), no qual ela dá um verdadeiro show cantando em inglês, espanhol, francês, italiano e português.

Shakira

Entre as maiores artistas poliglotas do mundo, a estrela colombiana é referência global nesse quesito (já que sabe falar espanhol, português, inglês, francês e italiano). Sua paixão por idiomas é tanta que em 2011, pensou em gravar um álbum inteiro em árabe para homenagear suas raízes libanesas, embora admitisse não conhecer muito bem o idioma.

 

Pronto para dar um show? Faça como as estrelas da música!

Aprenda um novo idioma

 

Escrito por: Time KNN

1 Respostas para Música poliglota: 4 artistas que cantam em vários idiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *