loader image

Modal verbs: conheça a diferença entre may e might

Você já aprendeu o uso do somebody, nobody e anybody, agora vamos trazer outra questão gramatical que gera bastante dúvidas no inglês que são os modal verbs may e might.

Tá preparado? Então vem com a gente e let’s bora!

Mas, o que são modal verbs?

Os modal verbs funcionam como auxiliares que podem complementar ou alterar o sentido do verbo principal. Possuem algumas características e regras próprias, além de expressar ideais de possibilidade, obrigação, permissão, proibição, entre outras.

Ao contrário dos verbos que quando conjugados na terceira pessoa do singular (she, he, it) ganham um S no final, os modal verbs mantém a sua estrutura.

He may visit his sister next Monday – Ele pode visitar a irmã dele na próxima segunda-feira

May e might

Como você viu o may e might são modal verbs e podem ser usados para expressar possibilidades no presente ou no futuro. Entretanto, há uma diferença entre eles. O may cria uma possibilidade mais concreta, já o might trata de uma possibilidade mais incerta.

Mas, como assim? A gente explica.

May: cria a possibilidade no momento da fala, sendo algo mais certeiro ou óbvio;
Might: neste caso, também há a criação de possibilidade no momento da fala, porém devido à falta de evidências ou interesse em uma resposta positiva essa probabilidade é menor.

Where´s Greg? – Onde está o Greg?
He may be in his office – Ele pode estar no escritório dele

Neste caso, usa-se o may devido a evidência do horário de trabalho e/ou local onde ele deveria estar. Portanto é uma possibilidade mais concreta.

Ask Patrice. She might know – Pergunte a Patrice. Ela pode saber

Usa-se o might neste caso devido à falta de evidências/certeza de que a mulher citada saiba, ou seja, a probabilidade é menor.

Lembre-se sempre que may expressa uma possibilidade maior do que might. Além disso, o may é mais formal e pode ser utilizado como permissão (por exemplo: may I go to the restroom?).

Viu, só? Agora que você já conhece a diferença entre may e might, que tal aproveitar para conferir nossos outros conteúdos aqui no blog e colocar seu inglês em prática? Não perca tempo!

Idioma é uma questão de conexão

Nossa metodologia exclusiva é desenvolvida para nativos da língua portuguesa, priorizando a conversação e as individualidades de cada aluno. Para nós, o idioma deve ser uma questão de conexão e, nunca uma barreira. Vamos aprender juntos?
Conheça a unidade mais próxima de você.