Estudar inglês com professores particulares ou em escolas de idiomas?

O aprendizado de novos idiomas é algo fundamental nos dias de hoje. Seja por demandas do mercado de trabalho ou por uma maior qualificação no âmbito pessoal, uma coisa é inegável: o futuro é, sem sombra de dúvidas, bilíngue. Por conta disso, estudar inglês é uma necessidade no contexto em que nos encontramos.

Em meio a toda essa importância, uma dúvida é recorrente: o que é melhor para a educação de meu filho, estudar inglês de modo particular ou em uma escola de idiomas? Esse tipo de questionamento faz todo o sentido, já que ambas as escolhas podem ser vantajosas para o aprendizado.

Pensando nisso, e com o objetivo de ajudá-lo a escolher a melhor estratégia para o aprendizado de seu filho, preparamos um artigo que listará as vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias. Assim, você poderá decidir o que mais se encaixa em suas expectativas e estilo de vida. Boa leitura!

Estudar inglês em aulas particulares

O primeiro tipo de ensino que discutiremos em nossa conversa de hoje será a aula particular. Esse método é largamente difundido em todo o mundo e traz, consigo, uma série de vantagens.

No entanto, isso não quer dizer que essa seja, necessariamente, a melhor escolha para todos. É sempre necessário levar em consideração as variáveis de cada indivíduo, que podem incluir o estilo de vida, a disponibilidade de tempo e muitos outros fatores.

A seguir, discutiremos um pouco sobre os prós e contras de escolher esse tipo de ensino para crianças e adolescentes. Tudo pronto? Então, vamos lá!

Desvantagens

Conhecer os aspectos negativos desse tipo de ensino é muito importante para que os pais possam, enfim, tomar uma decisão correta sobre o que é melhor para seus filhos.

Uma das principais desvantagens que pode ser mencionada é o engessamento do ensino. O ensino em casa não permite muitas variações de metodologia, estando limitado ao bom e velho “sentar e ensinar”. Isso pode, a longo prazo, fazer com que a criança ou o adolescente se tornem menos interessados pelas aulas.

Além disso, as aulas particulares fazem com que o estudante tenha poucas possibilidades de treinar o seu idioma. O seu único intermediário será, nesse caso, o próprio professor, o que pode fazer com que o conhecimento seja adquirido de modo mais lento.

Vantagens

Agora, vamos falar sobre as vantagens desse método de ensino. Afinal, ele também pode ser extremamente indicado para pessoas com um determinado perfil, especialmente aquelas que são mais disciplinadas e já tenham uma boa noção do idioma ou que tenham uma disponibilidade de horários limitada para aprender.

A principal vantagem das aulas particulares é a atenção direcionada exclusivamente, em grande parte, a apenas um aluno. Assim, o professor tem uma noção muito maior de suas fraquezas e pontos fortes, podendo direcionar o ensino para aquilo que é realmente necessário. O desenvolvimento de um plano de estudos personalizado é outro benefício dessa escolha.

Essa interação mais direta também permite que o aluno possa tirar as suas dúvidas de modo muito mais simples, favorecendo o contato. Outra vantagem, por fim, é a flexibilidade de horários, que pode se adequar às necessidades da família.

Estudar inglês em uma escola de idiomas

Agora chegou o momento de discutirmos um pouco sobre outro método de ensino bastante comum, as aulas em escolas de idiomas. Ele também traz vantagens em relação à estratégia de aprendizado em casa, especialmente quando falamos sobre as possibilidades que são abertas com esse tipo de escolha.

A razão para toda essa abrangência é muito simples: uma escola conta com toda a infraestrutura necessária para estimular os estudantes de formas variadas, diversificando as metodologias de ensino e atividades propostas. Assim, é possível aprender o mesmo conteúdo com o uso de maneiras diferentes.

Isso, no entanto, não é tudo. A seguir, falaremos mais sobre as vantagens (e, claro, as desvantagens) de escolher esse tipo de ensino para o aprendizado de seus filhos. Confira!

Desvantagens

Aprender inglês em uma escola de idiomas não é algo que traz, necessariamente, prejuízos para o aprendizado. No entanto, algumas desvantagens podem ser observadas, dependendo especialmente das necessidades de cada estudante e seu estilo de vida.

O principal fator que pode ser tido como uma desvantagem é a falta de disponibilidade de cada estudante, cujos horários nem sempre se adequam aos da instituição (mesmo quando falamos sobre escolas com períodos letivos bem flexíveis).

Além disso, o acompanhamento nas escolas de inglês é algo bem mais interativo, dinâmico e coletivo. Isso, algumas vezes, não é algo buscado pelos estudantes, e nesses casos talvez o modelo presencial não seja o mais indicado.

Vantagens

O ensino em uma escola de idiomas é uma escolha muito vantajosa para o estudante. Aqui, ele contará com toda a infraestrutura necessária para o seu aprendizado, que pode vir de diferentes formas. Ou seja, além das aulas tradicionais, há também a possibilidade de atividades diferenciadas.

Outro benefício desse tipo de escolha é o fato de que o material didático, além de cobrir as principais demandas do ensino e auxiliar na organização dos estudos, é constantemente atualizado. Isso promove um aprendizado realmente inovador e condizente com a realidade.

Por fim, o contato em sala de aula é algo insubstituível. Nas escolas, o estudante poderá interagir com seus colegas e treinar, de modo muito mais imersivo, o idioma que está aprendendo. Quando falamos sobre aprender inglês, treinar simultaneamente todas as capacidades (escrita, fala, audição e leitura) é algo fundamental para o aprendizado.

Agora que já conhecemos as vantagens e desvantagens de estudar inglês com professor particular ou em uma escola de idiomas, o que você está esperando? Não perca mais tempo e inicie o quanto antes os estudos de seus filhos nesse incrível idioma, tão importante para a vida e para a qualificação profissional de nossos pequenos!

Para receber mais dicas sobre educação, especialmente quando falamos sobre o aprendizado da língua inglesa, assine a nossa newsletter! Dessa forma, você receberá um aviso sobre as novas publicações do blog diretamente em seu endereço de e-mail e não perderá nenhuma novidade. Até a próxima!

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *