Dia das Crianças: saiba como a data é comemorada em outros países

O Dia das Crianças é um dos feriados mais tradicionais aqui no Brasil. Os pequenos ficam ansiosos para receber os presentes e passar esse momento especial com a família. Porém, cada país possui uma determinada data e tipos de celebração para lembrar das crianças

Mas como surgiu o Dia das Crianças?

No Brasil, a data surgiu a partir do projeto de lei elaborado pelo deputado Galdino do Valle Filho e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, em 1924, que instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Por outro lado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) definiu dia 20 de novembro como o dia das crianças. A escolha se deu porque nesse dia, em 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança.

Agora que você já sabe a origem da comemoração aqui do Brasil, separamos uma lista de alguns países que também comemoram o Dia das Crianças.

Portugal
Em Portugal, a cultura cristã é muito presente. O Dia das Crianças é celebrado no dia 1º de junho, logo após o mês de maio, que homenageia Maria, a mãe de Jesus. As cidades organizam várias atividades que fazem a diversão da criançada.

Noruega
A data coincide com o Dia da Noruega, um feriado nacional. Em 17 de maio, as crianças participam de desfiles carregando pequenas bandeiras do país.

Japão
Na terra do sol nascente existem dois Dias das Crianças: um para os meninos e outro para as meninas. O dia das meninas é comemorado em 3 de março, quando as famílias organizam exposições de bonecas. Já no dia 5 de maio, acontece o dos meninos, as famílias exibem capacetes de guerra para que as crianças cresçam fortes e saudáveis, além de comerem bolinhos de arroz recheados com feijão.

Paraguai
Celebrado dia 16 de agosto, a data é uma homenagem às 3.500 crianças guaranis que foram massacradas na batalha de Acosta Ñu, durante a Guerra do Paraguai. Na ocasião, 20 mil soldados brasileiros travaram uma luta com o batalhão formado pelos pequenos.

Turquia
Na Turquia, as crianças podem governar o país por um dia. Interessante, né? O governo organiza um festival onde os pequenos vão até a capital, Ankara, e assumem o lugar dos membros da Grande Assembleia Nacional.

Argentina
Os hermanos têm costumes parecidos com os nossos. As crianças ganham presentes e as cidades organizam exposições, oficinas e peças de teatro. A data é celebrada sempre no segundo domingo de agosto, quando comemoramos o Dia dos Pais.

Como pôde perceber, o Dia das Crianças é celebrado em muitos países. É claro que também existe em outros além dos que citamos. Mas agora queremos saber, você sabia que essa data era comemorada em outros lugares e não só aqui?

Interessante, né! É assim que acontece nos cursos da KNN. Além de estudar um novo idioma, você aprende sobre as diferentes culturas e costumes.
É só escolher o idioma e colar com a gente!

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *