Curso de inglês presencial ou online: como saber qual escolher?

Você sabia que uma das principais formas para aprender inglês de maneira eficiente é escolhendo a modalidade que mais combina com você? Pois é, muitas pessoas acreditam que escolher entre o curso de inglês presencial ou online é uma tarefa simples, visto que basta considerar poucas variáveis para tomar a sua decisão, mas a verdade é que não funciona assim.

A metodologia utilizada na aula presencial não é a mesma do ensino virtual, modificando suas formas de estudo individual e, é claro, os resultados obtidos com o curso. É por isso que escolher entre as duas modalidades demanda atenção e clareza para tomar a decisão correta.

Para ajudar você nessa missão, listamos as vantagens e desvantagens de cada curso neste artigo. Assim, é possível compará-los com a sua rotina e avaliar qual modalidade mais combina com você. Confira!

Será que vale a pena investir em um curso online?

Não podemos negar que a tecnologia trouxe diversos benefícios para o ensino, potencializando as estratégias de aprendizado tanto para professores quanto para os alunos.

No entanto ela não está livre de falhas, não é mesmo? Nesse sentido, ainda que o ensino a distância ofereça uma série de benefícios, como flexibilidade de horários e comodidade, ele também carece de algumas vantagens que só o curso presencial disponibiliza.

Para facilitar a leitura, listamos as vantagens e desvantagens da modalidade virtual. Aproveite para separar o lápis e o papel e anotar todas as informações apresentadas, combinado?

Vantagens

Como já comentamos, o curso online de inglês apresenta uma série de benefícios. Além de garantir a flexibilidade de horários para quem tem uma rotina corrida entre aulas e trabalhos, ele assegura a comodidade no seu dia a dia. Em outras palavras, não é preciso encarar o trânsito e os atrasos, assim como os estudos são realizados no conforto do seu lar.

Indo um pouco mais além, você consegue interagir de diferentes formas com seus colegas, principalmente ao participar de fóruns e tirar suas dúvidas com tutores e outros alunos. Como consequência, você amplia sua rede de amizades e contatos, podendo até encontrar uma boa oportunidade de trabalho que envolva a língua inglesa.

Para concluir, não poderíamos deixar de citar as vantagens econômicas. Via de regra, os cursos virtuais são mais baratos do que os presenciais, visto que o planejamento pedagógico é diferenciado e o material disponibilizado apresenta custos menores de produção e disponibilização em comparação com o ensino presencial.

Desvantagens

Diante de tantos benefícios, muitas vezes é comum esquecer as desvantagens do curso online. Para fazer uma boa escolha e alcançar resultados cada vez melhores no inglês, é fundamental ficar de olho nos pontos negativos dessa metodologia.

A principal deles é a dependência de equipamentos e conectividade para aprender. Afinal, o estudo é inviabilizado se você não tem um computador ou está sem acesso à internet, prejudicando o andamento do seu aprendizado e resultando em um investimento financeiro ainda maior.

Além disso, em termos pedagógicos, o ensino a distância acaba não oferecendo um acompanhamento constante que motiva o seu desenvolvimento no idioma. Ainda que existam os fóruns e os tutores, a presença de um professor pode ser estimulante para os alunos, já que eles tiram as suas dúvidas de forma instantânea durante a aula.

E no curso de inglês presencial?

No último tópico, você pôde conhecer os benefícios e malefícios de investir no ensino a distância, mas como eles aparecem no curso de inglês presencial? Como você já deve imaginar, essa modalidade nada mais é do que o estudo de outro idioma em uma escola ou instituição especializada, com professores qualificados à disposição.

Acontece que, ainda que ele tenha muitas utilidades, o ensino presencial também apresenta alguns desafios para os seus alunos, já que demanda o deslocamento até a sede de estudo e a continuação da aprendizagem em casa. Por isso, pensando em ajudar você a fazer uma boa escolha, listamos as vantagens e desvantagens desse tipo de estudo nos próximos tópicos. Acompanhe!

Vantagens

Em comparação com o curso online, o estudo presencial oferece benefícios mais abrangentes e capazes de potencializar o seu aprendizado, como a conversação e a interação em classe, a formação de grupos de estudos de forma autônoma e o estabelecimento de uma rotina clara de aprendizagem.

Isso tudo fortalece o seu conhecimento, estimulando o seu foco e sua concentração para assimilar cada vez mais o conteúdo. Afinal, é possível trocar ideias com os colegas ao longo das aulas, aprimorando o seu networking e garantindo uma boa relação entre professor e aluno.

Além disso, você também entra em contato com uma série de materiais didáticos de qualidade que auxiliam o seu aprendizado individual. Assim, quando revisa os assuntos em casa, fica muito mais fácil acompanhar a linha de raciocínio e fixar o conteúdo aprendido em sala.

Desvantagens

No entanto, nem tudo é perfeito: para garantir um bom aprendizado no curso de inglês presencial, é preciso conciliar o estudo extracurricular com as atividades tradicionais. Em outras palavras, é necessário organizar os seus horários para conseguir alcançar bons resultados e ter um excelente desempenho na língua.

Para tomar a sua decisão, você considerar o tempo de deslocamento e os gastos com as possíveis refeições fora de casa, já que são fatores que implicam diretamente na continuidade dos seus estudos. Aqui, vale ressaltar outra desvantagem da modalidade presencial: o nível de investimento.

Como explicamos, os cursos online têm a tendência de oferecerem serviços de menor valor, já que a infraestrutura necessária para os manter é baixa. Por consequência, a educação presencial pode ser mais cara, já que é preciso garantir um ambiente confortável que potencializa o processo de ensino-aprendizagem.

Escolher entre curso de inglês presencial ou online não é tarefa fácil. Como você já deve ter percebido, é fundamental levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada modalidade para garantir uma opção que seja coerente com a sua rotina, personalidade e, é claro, disponibilidade financeira. Por isso, analise os prós e contras de cada um e compare com o seu estilo de vida para tomar a sua decisão, combinado?

E então, gostou do nosso conteúdo? Se você conhece amigos que também estão em dúvida sobre qual curso seguir, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude-os também!