A História do Father’s Day

O Dia dos Pais é comemorado em dias diferentes conforme os países e suas tradições.

Nos EUA, por exemplo, o Father’s Day é celebrado hoje, dia 16 de junho. Mas de onde surgiu esse interesse em dedicar um dia aos pais? Não se sabe ao certo quem teve a ideia inicial, mas existem duas histórias sobre isso.

Grace Golden Clayton, uma mulher órfã que vivia em Fairmount, West Virginia, em 1908 teria pedido ao padre de sua igreja para fazer uma homenagem às figuras paternas no domingo devido a uma trágica explosão de mina, onde 362 homens haviam falecido. Já a outra história é de Smart Dodd, que propagou a ideia de homenagear os pais depois de ouvir um sermão de Dia das Mães, criando assim uma campanha com a ajuda de uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade, que chegou até o presidente.

Aqui no Brasil o Dia dos Pais inicialmente era celebrado em 16 de agosto, dia de São Joaquim, mas como o domingo era mais fácil para reunir a família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. Na África do Sul também é comemorado neste dia.


Reino Unido, Portugal e Peru: terceiro domingo de junho.

Paraguai: segundo domingo de junho.

Grécia: 21 de junho.

Canadá: 17 de junho

Austrália: segundo domingo de setembro.

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). E na Rússia não existe o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de “”o dia do defensor da pátria”” (Den Zaschitnika Otetchestva).


Independe da data, os pais devem ser celebrados todos os dias! <3

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *