Potsdam é um lugar único, repleto de parques, jardins, lagos e palácios. Além de oferecer uma variedade de empolgantes programas históricos e culturais. Com um ritmo de vida próprio (bem diferente da agitação da vizinha Berlim), a capital de Brandemburgo esconde detalhes encantadores que merecem uma visita mais aprofundada.

Por isso, nós da KNN resolvemos ser seus guias turísticos por cinco minutos e te mostrar algumas curiosidades interessantes desse lugar tão especial! Confira:

É o berço da produção cinematográfica europeia

Babelsberg em Potsdam é o maior e mais antigo estúdio de cinema da Europa, onde foram realizadas mais de três mil produções. Alguns dos filmes mais famosos da Alemanha foram criados aqui, incluindo Metropolis de 1927 e Der Blaue Engel de 1930. Eles que já foram considerados a Hollywood da Europa, mas infelizmente o período nazista chegou ao poder, o que obrigou muitos artistas a se mudarem para os Estados Unidos.

Parte da cidade é patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO

Em 1990, enquanto a Alemanha ainda tentava se reunificar, os palácios e parques de Potsdam foram premiados com o status de Patrimônio Mundial da UNESCO. Incluindo Sanssouci, Neuer Garten, Babelsberg, Glienicke e Pfaueninsel. No entanto, em 1992, o reconhecimento da UNESCO foi ampliado para incluir o Palácio e Parque Sacrow. Em 1999, outros 14 monumentos se juntaram à lista, incluindo o Palácio e parque Lindstedt e o Palácio Belvedere na colina de Pfingstberg. Somando ao todo, aproximadamente 500 hectares de parques e incluindo 150 edifícios.

É famosa pelos seus castelos

Embora Potsdam tenha sido parcialmente destruída pelo bombardeio em 1945, a maioria dos palácios – incluindo o mais famoso, localizado no Parque Sanssouci – permaneceu intacto. O Schloss Sanssouci foi construído como residência dos reis prussianos em 1747 e pode ser encontrado próximo ao centro histórico do Parque Sanssouci.

Os populares distritos russos e holandeses

Potsdam sempre atrai um grande número de estrangeiros, mas vamos destacar dois períodos históricos que foram protagonistas por aqui, no caso o século XVIII (dos quais muitos holandeses e suíços migraram para cidade) e o século XIX (onde muitos soldados russos se mudaram para lá).

Os holandeses criaram um distrito próprio: o Holländisches Viertel, que é feito de mais de 134 casas de tijolos vermelhos com arquitetura típica dos Países Baixos. Já em 1826 o então rei da Prússia mandou construir um bairro russo que foi chamado de Alexandrowka, onde 12 charmosas casas feitas de madeira foram erguidas no entorno de uma pequena capela ortodoxa.

Os canais históricos

A visita a Potsdam só fica completa com um passeio pelos canais da cidade em um belo e antigo barco a vapor. Ao chegar à ponte Glienicke, que liga Potsdam e Berlim, você poderá sentir a emoção de estar no local onde Oriente e Ocidente trocaram agentes secretos e espiões até a década de 1980.

 

E para aproveitar esse e outros lugares, conte com os idiomas da KNN!

 

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *