5 vantagens de aprender um idioma depois de adulto

Muita gente acredita que aprender um idioma depois de adulto significa começar com uma dificuldade absurda. Mas na verdade, você pode estar com vantagens em diversos aspectos.

Apesar de muitos argumentos convencionais sobre o aprendizado de idiomas para adultos não serem muito otimistas, muitos pesquisadores contemporâneos estão desafiando a noção geral de que as crianças aprendem um idioma mais facilmente. E isso sem argumentar no aspecto motivacional e na tecnologia disponível que podem te impulsionar como aluno adulto.

Indo mais a fundo nisso, aqui estão algumas diferenças/vantagens que você vai encontrar entre o ensino tradicional e o estudo focado, que usa as probabilidades ao seu favor.

1ª Vantagem: COGNITIVA

Com o passar dos anos, foi se construindo um consenso geral sobre a aprendizagem de idiomas tendo base a “Hipótese do Período Crítico” do linguista Eric Lennenberg, que argumenta que a habilidade de aquisição da linguagem está ligada diretamente aos estágios de desenvolvimento do cérebro. Sendo que essa capacidade cai naturalmente após a puberdade, devido à conclusão da lateralização (que é quando as habilidades de linguagem se tornam totalmente localizadas no hemisfério esquerdo do cérebro).

Porém, muitos estudiosos modernos estão construindo uma hipótese no mínimo diferente. Por exemplo, David Singleton (professor do Trinity College), que frequentemente critica a “Hipótese do Período Crítico”, argumentando que não há evidências concertas para sugerir que esse período realmente exista.

Pesquisas recentes descobriram que os adultos podem superar as crianças em termos de velocidade no aprendizado (afinal, as crianças passam anos dominando sintaxes simples e vocabulário antes de poderem reproduzir qualquer frase mais complexa). Fora isso, os adultos já têm uma compreensão da gramática que é mais facilmente transferida para outros idiomas. A real vantagem que as crianças tem é sobre a pronúncia, mas isso tem baixa relevância na fluência real.

2ª Vantagem: INTERESSE GENUÍNO

Apesar de soar presunçoso, talvez você estivesse realmente motivado a aprender espanhol na quinta série. Mas existe uma diferença colossal entre aprender algo por necessidade e por vontade.

Ainda vale a pena mencionar o estudo publicado na revista Psychonomic Science, que descobriu que a motivação tinha um efeito mensurável na recuperação da memória de longo prazo, desde que os sujeitos do teste estivessem motivados antes ou durante o real aprendizado da informação. Ou seja, é bem seguro supor que se se você está aprendendo um idioma como adulto, a motivação já está inclusa, e a facilidade inerente.

3ª Vantagem: BASE INTELECTUAL

A maioria das pessoas que cresceu no Brasil tem contato com línguas estrangeiras como espanhol e inglês. Você pode pensar que esqueceu tudo o que aprendeu no ensino médio (mas felizmente, é como andar de bicicleta).

O estudo focado na repetição geralmente é bem sucedido em armazenar informações na sua memória de longo prazo, e você pode se surpreender com a facilidade com que muitas delas voltam quando você começa a se envolver com o idioma novamente.

4ª Vantagem: LIBERDADE

Aprender frases feitas pode ser bom na teoria, mas sendo realista. A maioria de nós prefere aprender como pedir nossa bebida favorita, flertar (ou até mesmo xingar). Ou seja, a liberdade de aprender um idioma depois de adulto pode ser muito semelhante com o “aprendizado nativo” que as crianças experimentam.

Você pode ignorar a construção de frases rígidas e excessivamente teóricas, se quiser, e pode priorizar seu aprendizado com base na necessidade de saber. Não apenas é mais provável que você fale como um verdadeiro nativo, mas também é mais provável que se sinta confiante em iniciar uma conversa com um.

5ª Vantagem: TEMPO

Talvez seja mais difícil encontrar tempo para aprender um novo idioma quando ele ainda não está programado em sua agenda, mas parafraseando uma frase famosa dos quadrinhos: com grande liberdade vem uma grande responsabilidade. E é muito mais provável que você goste de algo que acontece do seu próprio jeito.

 

Pronto para experimentar o futuro do aprendizado de idiomas?

Descubra a KNN!

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *