Amigas conversando

Linguagem Corporativa em Inglês: Veja 15 Termos Mais Comuns

Você pode dominar inglês, espanhol e tantos outros idiomas, mas você conhece a linguagem corporativa? No mundo atual, ficar antenado aos termos dentro de uma empresa ajuda você a entender os processos, comunicar-se de maneira eficiente e avançar na carreira.

A linguagem corporativa não se trata apenas de jargões e termos técnicos. Pelo contrário!

Ela envolve uma forma específica de comunicação que reflete a cultura e os valores da empresa, facilitando a colaboração e o alinhamento entre os funcionários. Entenda mais sobre a importância de adotá-la no seu dia a dia empresarial!

O Que É A Linguagem Corporativa?

A linguagem corporativa é um conjunto de termos, expressões e formas de comunicação usados no ambiente empresarial. Ela inclui o vocabulário específico de negócios, siglas, jargões e uma maneira formal de se expressar.

Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode usar palavras como “hardware”, “software”, “bug” e “deploy”, mas não se limita apenas a isso. Vamos entender ao longo do conteúdo!

O que Significa O Termo Corporativo?

O termo corporativo são as palavras e frases que se tornam parte da cultura interna de uma empresa.

Expressões em inglês como “ROI” ou “KPIs”, por exemplo, que são emprestados de áreas como finanças, marketing e outras, são usados em relatórios, reuniões, apresentações e conversas do dia a dia.

Duas mulheres e um homem conversando

Quais São Os Tipos De Comunicação Corporativa?

A comunicação e linguagem corporativa permite a conexão entre colaboradores, clientes, fornecedores, investidores e a comunidade em geral. Por isso, existem diversos tipos.

Não há uma melhor ou pior entre si, mas cada uma tem seus próprios objetivos e canais. A escolha, por sua vez, depende da realidade e cultura do seu negócio.

Dentre as opções, temos:

Por Que A Comunicação Corporativa É Importante Para Sua Empresa?

A comunicação corporativa facilita a tomada de decisões informadas e constrói relações de confiança com os clientes, aumentando a satisfação e retenção.

Grupo de colegas de trabalho conversando

Em uma Agência de Marketing Digital, por exemplo, a comunicação transparente e eficiente aumenta a competitividade, permitindo rápida adaptação às mudanças do mercado e contribuindo para o sucesso das campanhas e vendas.

Além disso, promove a inovação ao encorajar a troca de ideias entre funcionários e garante o cumprimento de regulamentações e a transparência financeira, evitando problemas legais e mantendo a confiança dos investidores.

Quais São Os Benefícios Da Linguagem Corporativa?

Graças à linguagem corporativa, é possível contar com vantagens no dia a dia, como:

Glossário Com Os 15 Termos Mais Comuns Da Linguagem Corporativa

Não há como negar a importância da linguagem corporativa para trocar ideias dentro de uma empresa. Então, para você não se sentir perdido, separamos os principais termos mais usados neste tipo de comunicação! Confira:

Brainstorming

Brainstorming é a técnica de gerar ideias em grupo, utilizada para solucionar problemas ou desenvolver novos projetos. Para funcionar bem, é realizada em um ambiente descontraído e criativo, onde os participantes são livres para apresentar suas ideias sem julgamentos.

Mulher e homem no ambiente de trabalho corporativo. Ela segura um balão de fala

Branding

Branding é o conjunto de ações para criar e fortalecer a marca, como logotipo, slogan, identidade visual e posicionamento. A ideia é diferenciar-se da concorrência e construir uma imagem positiva na mente dos consumidores.

Briefing

Briefing é o documento com detalhes sobre um projeto, servindo como base para o desenvolvimento do trabalho. Pode incluir elementos como: objetivos, público-alvo, orçamento, prazo de entrega, cronograma e especificações técnicas.

Business Intelligence

Business Intelligence é um conjunto de ferramentas para coletar, analisar e interpretar dados de negócios, com objetivo de tomar decisões mais inteligentes e estratégicas.

Case

Case são estudos de caso com descrição sobre como uma empresa ou profissional superou um desafio ou alcançou um sucesso, servindo como exemplo e inspiração para outros.

Call

Quando ouvir aquela famosa frase “vamos fazer uma call”, trata-se da reunião online, por voz ou videochamada, com propósito de discutir projetos, solucionar problemas ou tomar decisões.

Compliance

Compliance é a conformidade com leis, normas e regulamentações, assegurando que a empresa esteja operando de forma ética e responsável. Por exemplo: compliance fiscal, trabalhista, ambiental, de dados, etc.

Deadline

Deadline é a data limite para a entrega de uma tarefa ou projeto, garantindo o cumprimento de prazos e o bom andamento do trabalho. Normalmente, usada em cronogramas, para evitar atrasos.

ERP

ERP significa, em português, sistema de gestão integrada, que automatiza e otimiza diversos processos da empresa, como finanças, produção, estoque e vendas. É muito importante para as empresas terem eficiência operacional, reduzirem custos, decidirem com estratégia, integrarem setores, melhorarem a qualidade de dados, etc.

Colegas de trabalho conversando

Você pode contar com todas as funcionalidades e vantagens de um sistema ERP para sua empresa, pois costumam ser soluções personalizadas conforme as áreas que você precisa no dia a dia da sua empresa.

Feedback

Feedback, seja positivo ou negativo, trata-se do retorno sobre o desempenho ou resultado de algo, utilizado para apontar pontos fortes e fracos e promover melhorias contínuas.

Insight

Insights são as interpretações significativas sobre um tema específico, obtido através da análise de dados, como fatos e números brutos. Por exemplo: se você analisar as informações de vendas, pode identificar quais produtos são mais lucrativos.

KPI

Em inglês, KPI é Key Performance Indicator. Já em português, é o indicador-chave de desempenho, usado para medir o sucesso de uma empresa ou projeto em relação a um objetivo mensurável específico.

Networking

Independente do seu setor, você já deve ter ouvido falar em networking. Na prática, é a criação de relacionamentos profissionais com outras pessoas, visando trocar informações, expandir a rede de contatos e gerar oportunidades de negócios.

Performance

Uma performance é o desempenho de um indivíduo, equipe, projeto ou empresa em relação à meta definida. Geralmente, está aliada aos KPIs, para ser medida.

pessoa fazendo positivo com os dois dedos e embaixo uma planilha mostrando um gráfico

Workflow

Workflow é o fluxo de trabalho que define as etapas e responsabilidades de um processo, garantindo a eficiência e produtividade. Ou seja, inclui etapas do processo, responsabilidades, prazos e ferramentas.

Como Se Preparar Para O Mundo Corporativo?

A linguagem corporativa é apenas um meio para facilitar o mundo corporativo. Um bom ERP é o que otimiza a comunicação e contribui para a efetividade da estratégia comunicacional da empresa.

O sistema integra as informações de diversos departamentos, proporcionando uma visão holística da organização interna, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos e com as melhores práticas de comunicação.

Com as informações integradas, o time de vendas, suporte e marketing pode atender os clientes de forma personalizada e com alta qualidade. E os fornecedores não ficam de fora dessa, pois as negociações podem ser facilitadas.

Conclusão

A linguagem corporativa, com suas nuances e particularidades, pode ser um desafio para muitos. No entanto, você precisa dominá-la se desejar destaque no mercado de trabalho e alcançar o sucesso profissional.

A tecnologia ajuda muito na comunicação corporativa. Um bom exemplo são os sistemas ERP, que permitem comunicar dados com facilidade, em um único lugar.

Que tal aprender mais sobre este tipo de plataforma para aprimorar a comunicação da sua empresa? Acesse o blog da WebMais para receber mais dicas sobre ferramentas empresariais.

Professora KNN Suellen Ferreira

Suellen Ferreira

21 publicações

Sobre o autor

Living the Road, loving the journey desde 2020, Suellen ama transformar a vidas de alunos, colaboradores e consequentemente a sua própria com o poder do idioma!

;