Carregando...

Carregando...

Tio Sam, socorro!

Certamente você já ouviu a frase acima, no famoso desenho Pica-Pau, criado em 1940. Mas você conhece a origem do personagem Tio Sam?

Considerado um dos símbolos dos Estados Unidos, com aparência sexagenária e roupas que remetem à bandeira norte-americana, o personagem foi inspirado no açougueiro e comerciante Samuel Wilson, que fornecia comida para soldados estadunidenses, durante a guerra Anglo-Americana, em 1812.

Apesar de existirem controvérsias quanto ao seu surgimento, conta-se que nos barris que ele usava para entregar alimentos, estava gravado as iniciais US (United States), mas as pessoas interpretavam como Uncle Sam.

Em 1870, o cartunista Thomas Nast desenhou o Tio Sam, com traços inspirados em Abraham Lincoln – ex-presidente, considerado um herói nacional.

No entanto, apenas em 1961 o congresso americano reconheceu Samuel como o inspirador do símbolo nacional, declarando 13 de setembro como dia do Uncle Sam.

A ilustração mais conhecida retrata a Primeira Guerra Mundial, nela está escrito “I want you for U.S. Army. Nearest recruiting station” – Quero que você entre para o exército americano, no local de recrutamento mais próximo”. Usada como incentivo para convocar jovens a servirem o país.

Outra referência muito forte, como já citado anteriormente, remete ao personagem Pica-pau, em um dos episódios, o pássaro ao entrar em uma enrascada recorre a telefonar para o Tio Sam, pedindo socorro, então um grande exército aparece para ajudá-lo, mostrando que já naquela época existia uma conexão entre o sexagenário com as forças armadas americanas.

Pesquisa