Carregando...

Carregando...

Super Bowl: o maior jogo do ano

Não é um exagero afirmar que o Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos. A decisão do título do maior campeonato de futebol americano do mundo é disputada desde o final dos anos sessenta e atrai toda a atenção do país, quase virando um feriado nacional.

Além disso, o evento é tema de muitas conversas de bar, por isso vamos te ajudar a se comunicar com aquele amigo gringo e desenrolar de vez o inglês, confere aí:

O que é o Super Bowl?

O Super Bowl é a final da National Football League, que coroa uma maratona de jogos que vão desde setembro até fevereiro. Mas engana-se quem acredita que ele já surgiu nesses moldes de hoje, o primeiro Super Bowl aconteceu no dia 15 de janeiro de 1967, mas naquela época era conhecido como “AFL-NFL Championship Game” e era uma disputa entre duas ligas de futebol americano (as maiores da época) antes delas se unirem em 1970.

PS: O criador do nome foi o antigo dono do Kansas City Chiefs, Lamar Hunt, que se inspirou na SuperBall, um brinquedo que sua filha adorava.

Show do intervalo

A verdade é que, para além da partida em si, grande parte do público que assiste a final está interessada mesmo é nas apresentações que acontecem durante o intervalo do jogo. Mas nem sempre foi assim: até o início dos anos 1990, a maioria dos telespectadores mudava de canal na hora do intervalo.

Hoje em dia é comum que muitas pessoas se interessem pelos entornos do jogo, principalmente na atração musical que acontece durante o intervalo. Até 1992 a maioria das pessoas trocava de canal no intervalo, tudo mudou no Super Bowl XXVII, quando Michael Jackson revolucionou o show do intervalo batendo um recorde de audiência nos Estados Unidos.

A partir daí se tornou uma tradição interna da NFL de escalar astros da música para performar no intervalo todos os anos.

Campeão absoluto em audiência

A televisão dos Estados Unidos é um verdadeiro termômetro para demonstrar a proporção que o evento ganhou. Das vinte maiores audiências da história americana, dezenove são edições do Super Bowl, sendo a edição de 2015, a número um com mais de 114 milhões de espectadores simultâneos nas terras do Tio Sam.

Quem só perde vs Ganhar já virou rotina

Apesar da proposta de um campeonato com franquias é de tornar mais igual todo o sistema de competição, doze dos trinta e dois times da NFL nunca venceram uma Super Bowl, sendo que quatro deles (Jacksonville Jaguars, Cleveland Browns, Houston Texans e Detroit Lions) nem conseguiram a chance de disputar a partida. Mas o título de time mais azarado do circuito fica com o Denver Broncos e suas 5 derrotas no jogo mais relevante.

Já do outro lado da moeda, o New England Patriots e o Pittsburgh Steelers ganharam seis edições cada. Logo atrás, temos o Dallas Cowboys e o San Francisco 49ers com 5 títulos cada.

O melhor que temos

O nosso querido “Giselo”, Tom Brady, que no Brasil é mais conhecido como “marido da Gisele Bündchen”. É o maior atleta da modalidade, sendo que ele já jogou a partida mais importante da temporada 10 vezes. Seus números são tão grandes que ele já esteve em mais disputas de título do que 31 dos 32 times que disputam a NFL. A exceção óbvia são os Patriots, que haviam participado duas vezes da grande final, antes de Brady comandar a equipe em nove ocasiões.

Então, pronto para conhecer as arquibancadas do SoFi Stadium? Que tal dar uma volta nos arredores e sentir como o clima da cidade muda antes do jogo? Então vem pra KNN Idiomas e sinta a liberdade de se conectar com o mundo!

Pesquisa