Carregando...

Carregando...

Os sons de Puerto Rico

A música é uma parte importante da cultura de Puerto Rico, e há muitos artistas boricuas fazendo grandes canções que não só dão vontade de ouvir, mas provocam as mais diversas emoções. 

Lar de artistas como Luis Fonsi do super hit Despacito, que já estiveram no topo das paradas globais. Há uma infinidade de movimentos musicais por toda P.R. que vão fazer você querer dançar, cantar e aumentar o volume. Por isso aqui vai uma pequena lista com alguns dos mais populares cantores porto-riquenhos que você vai amar conhecer.

Marc Anthony

Com quase 30 anos de sucesso, Marc Anthony é um verdadeiro ícone da Salsa. Seu álbum de estreia foi lançado em 1993 (em espanhol), após um sucesso massivo, foram vários lançamentos consecutivos, incluindo um em inglês. Recordista na Billboard e vencedor de diversos prêmios, Anthony é a porta de entrada perfeita para quem quer se aventurar pelos ritmos latinos mais tradicionais.

Dayanara Torres

Dayanara Torres Delgado é cantora, atriz, modelo e escritora que também ganhou o título de Miss Universo em 1993. Torres é constantemente elogiada não apenas por sua beleza, mas também pelo seu lado filantrópico como embaixadora do UNICEF e por ter criado uma organização que concede bolsas de estudo a pessoas de baixa renda em Puerto Rico e nas Filipinas. Seu álbum Antifaz é um clássico que em 1998 liderou as paradas da Billboard na América Latina e nas Filipinas.

Daddy Yankee

Daddy Yankee atingiu sucesso mundial em 2004 com seu álbum Barrio Fino, que contém o hit que hoje é considerado o clássico supremo do reggaeton: Gasolina. Desde que foi protagonista nesse movimento de entrada do estilo no mainstream e sua internacionalização, Yankee dominou todas as paradas de música latina e fundou seu próprio selo. Ao longo de sua carreira, sua música explorou diferentes gêneros, embora ele continue a colaborar com outros pesos pesados ​​e colegas do reggaeton.

Bad Bunny

Bad Bunny é o maior astro da música em espanhol do momento, aclamado por sua mistura de trap com reggaeton, além dos seus experimentos com soul e rock.  Ele, que já colaborou com outros gigantes da indústria como Drake e Cardi B, ganhou seu primeiro Grammy em 2018 pelo seu álbum de estreia, assim como em 2021, no qual levou dois gramofones para casa.

Além de ter se apresentado no Super Bowl de 2020 ao lado de Shakira e Jennifer Lopez, que consagrou um ano excelente no qual foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

iLe

Muitos entusiastas da música latina podem conhecer Ileana Cabra como PG-13, a cantora que acompanhou seus irmãos Residente e Visitante, consagrados por formarem o grupo Calle 13. Ela que teve seu álbum de estreia Ilevitable premiado como o Melhor Álbum de rock latino, urbano ou alternativo no Grammy. Do qual inclui contribuições de mais de 70 músicos, compositores e arranjadores, dos quais muitos são membros da família. Embora esteja no início da carreira solo, Cabra vem fazendo música durante a maior parte de sua vida e os ouvintes podem esperar trabalhos cada vez melhores.

Deu para perceber um pouquinho do quão diferente e influente é a música de Puerto Rico, né? E para entender todos os sons desse e outros lugares conte com o inglês da KNN!

Pesquisa