Carregando...

Carregando...

O ousado cinema alemão

O cinema alemão além de ser importante no ponto de vista cultural e histórico, também é um recurso útil e divertido para quem deseja se aprofundar no alemão. Produzidos de forma simples, os filmes feitos na Alemanha normalmente se destacam por usarem elementos comuns para expressar pensamentos complicados.

Por isso, antes de se aventurar pela Europa, que tal dar aquele upgrade na língua alemã com alguns dos melhores filmes feitos no idioma?

Das Leben der Anderen

Gerd Wiesler é um oficial da Stasi (a polícia secreta da Alemanha Oriental), que não consegue deixar de se envolver profundamente na vida das pessoas que ele deveria espionar. Com o filme começando em 1984, quando Wiesler assiste a uma peça escrita por Georg Dreyman, que é considerado por muitos como o exemplo de “cidadão leal”. 

Gerd tem um pressentimento de que Dreyman não pode ser tão ideal quanto parece e acredita que a vigilância é necessária. O Ministro da Cultura concorda, mas só mais tarde Wiesler descobre que o Ministro vê Dreyman como um rival e cobiça a sua esposa.

Quanto mais tempo ele passa investigando e ouvindo, mais ele passa a se importar com eles. O antes rígido oficial da Stasi começa a interferir em suas vidas de forma positiva, protegendo-os sempre que possível. O que eventualmente causa alguns conflitos e confusões pelo caminho.

Das Boot

Contando a história dos submarinos alemães no Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial, Das Boot é um filme de guerra à frente de seu tempo. Ele começa em 1942, mais precisamente na Batalha do Atlântico (quando os submarinos alemães se concentravam em encontrar e destruir navios do Reino Unido), que apesar de ter alguns dos melhores equipamentos da época, eles passam a sofrer perdas enormes.

O foco do enredo é na história da tripulação de um desses submarinos, com o filme mostrando como esses soldados se mantiveram firmes nos seus trabalhos (mesmo quando os pedidos eram quase impossíveis), enquanto tentavam entender a controversa ideologia do governo que eles serviam.

Dois modelos de submarinos em escala real foram criados para as filmagens, tornando-o um dos filmes alemães mais caros de todos os tempos. Com o elenco sendo forçado a atuar dentro da réplica, seus rostos pálidos e barbas cada vez mais desgrenhadas tornam o filme bastante autêntico.

Goodbye, Lenin!

Uma mãe entra em coma em 1989, semanas antes da queda do muro de Berlim. Quando ela acorda, seu filho trabalha como telefonista, sua filha faz milkshakes no Burger King e o que resta do Muro agora é um anúncio gigante da Coca-Cola. Seus filhos assumem que ela não pode lidar com uma mudança tão brusca, fazendo com que eles trabalhem para recriar as particularidades da Alemanha Oriental para ela dentro do seu próprio apartamento.

Der Untergang

Indicado a inúmeros prêmios (incluindo o Oscar), o filme se passa nos últimos 10 dias da vida de Hitler, desde seu aniversário de 56 anos em 20 de abril de 1945 até sua morte em 30 de abril. Focando nos personagens para demonstrar o caos de um país ruindo, a perspectiva do último secretário de Hitler sobre as ruas de Berlim, assim como a dinâmica dos civis lutando contra as forças nazistas (enquanto o exército soviético se encarrega de destruir tudo e não deixar pedra sobre pedra).

O filme se tornou uma sensação na internet (principalmente no YouTube), com centenas de vídeos parodiando os discursos furiosos de Hitler. Divertido ou controverso, esse meme do início da web colocou algumas pessoas em situações problemáticas, incluindo um deputado escocês, que teve que renunciar depois de postar um vídeo de paródia.

A Coffee in Berlin

As comédias alemãs não costumam ser um ponto alto do cinema alemão. Mas esse longa, filmado em preto e branco, (na pegada de Manhattan do Woody Allen) é um deleite introspectivo.

“A Coffee in Berlin” é uma comédia trágica, um retrato irônico de um jovem que abandona a faculdade e acaba vagando pelas ruas de sua cidade. Tratando principalmente do desejo de viver uma vida mais significativa e da dificuldade de encontrar seu lugar.

Para se aventurar pela Alemanha é sempre bom estar preparado, né? E com o Alemão da KNN você vai estar pronto para qualquer dificuldade que o idioma possa oferecer, e principalmente, vai conseguir se conectar com as pessoas e aproveitar o melhor desse e outros lugares do mundo.

Pesquisa