Carregando...

Carregando...

O aclamado festival de Cannes

Conhecido inicialmente como Festival Internacional de Cinema, o Festival de Cannes, hoje compartilha seu nome com a cidade que ajudou a tornar famosa desde 2002.  De lá pra cá, todos os anos, o evento traz uma mostra única de filmes que é exclusiva para críticos, atores, cineastas e especialistas da indústria. O principal prêmio do festival é a Palma de Ouro, que é concedida por um júri especial reconhecido internacionalmente.

Embora o festival não seja aberto ao público, a cidade ainda é destino de cinéfilos de todo o mundo, por isso nós da KNN te convidamos a uma viagem pela história desse importante evento da indústria cinematográfica.

Como começou?

O Festival Internacional de Cinema foi criado como uma resposta à intromissão de Adolf Hitler e Benito Mussolini no Festival de Cinema de Veneza em 1938. Na época, os polêmicos políticos forçaram uma mudança nos resultados oficiais, obrigando os filmes de propaganda a serem declarados vencedores. 

O que indignou o diplomata francês Philippe Erlanger apresentou um grande plano de execução para um festival livre de poder político, sendo marcado para estrear logo no ano seguinte (1939). Infelizmente, a invasão da Polônia pela Alemanha em 1º de setembro iniciou a Segunda Guerra Mundial, forçando o festival a ser cancelado. Que só saiu do campo das ideias em 1946, com o fim do grande conflito.

Qual o verdadeiro propósito?

Planejado como um rival direto do festival de Veneza (o único festival de cinema internacional da época). Cannes se manteve firme na ideia de criar um espaço apolítico onde a arte falasse mais alto, que ao longo dos seus primeiros quinze anos, trabalhou na construção de uma identidade respeitável e que o prestígio artístico fosse potencializado conforme a introdução dos prêmios despertando a atenção, curiosidade e interesse nos filmes, para contribuir com o desenvolvimento do cinema (e da indústria como um todo), e celebrar a arte em nível mundial.

Hoje, Cannes vai muito além da arte, o lado comercial da Film du Marché faz com que 80% dos negócios na indústria cinematográfica sejam realizados neste espaço específico.

Quem seleciona os filmes?

Todos os anos, Cannes monta um comitê de seleção para analisar todas as inscrições. Dos cerca de 2.000 filmes inscritos anualmente, o comitê escolhe cerca de 50 longas e 10 curtas-metragens para fazerem parte da seleção oficial. As exibições são separadas por categorias, que incluem a principal competição com júri, as seleções da Cinefondation, os filmes que concorrem na categoria Un Certain Regard e os filmes exibidos fora de competição.

Cannes é um termômetro para outros prêmios?

Sendo um dos eventos mais conceituados do mundo, Cannes representa o cinema mundial. Mas, se você está pensando em Oscars e Globos de Ouro, o sucesso em Cannes não é necessariamente um indicador direto. Nos últimos 10 anos, três filmes produzidos nos Estados Unidos receberam a Palma de Ouro. “A Árvore da Vida”, por exemplo, ganhou a Palma de Ouro em 2011, mas não ganhou nenhum Oscar e não foi indicado ao Globo de Ouro. 

No entanto, o festival tem uma longa relação com a promoção de diferentes facetas do cinema de Hollywood. Na década de 1970, os prêmios eram um foco para diretores independentes, filmes como “Apocalypse Now” e “Taxi Driver” ganharam a Palma de Ouro e prêmios subsequentes. Os filmes independentes dos anos 90 também fizeram uma grande exibição no festival: “Sex, Lies, and Videotapes”, “Pulp Fiction”, “Barton Fink” e “Wild at Heart” também foram vencedores da Palma de Ouro. Muitos desses filmes receberam indicações ao Oscar e Globo de Ouro, com destaque para “Apocalypse Now”. 

A grande exceção de tudo isso é “Parasita”. O primeiro filme coreano a ganhar todos os grandes prêmios da indústria do cinema (Palma de Ouro, Oscar, Globo de Ouro e BAFTA).

Quando e onde o festival acontece?

Esse ano, o Festival de Cinema de Cannes de 2022 aconteceu de 17 a 28 de maio.

O nome do festival vem diretamente de sua localização. O evento acontece todos os anos na cidade francesa de Cannes. Quando o Festival Internacional de Cinema foi criado em 1938, várias cidades estavam concorrendo para sediar o evento. Depois que Biarritz foi selecionada, Cannes fez uma contraproposta com maior financiamento e ganhou a disputa. O evento mudou oficialmente seu nome para Festival de Cannes em 2002.

Cannes tem sido historicamente realizado no Palais des Festivals et des Congrès, um centro de convenções construído expressamente para o festival, mas a maioria das exibições acontece no Espaço Miramar – perto da água.

Bateu aquela vontade de conhecer Cannes e o cinema da França, né? E com o francês da KNN você vai estar preparado para qualquer problema de comunicação e principalmente, vai conseguir curtir o melhor de cada lugar que estiver.

Pesquisa