O México é uma cultura vasta e multifacetada que levaria mais de uma vida para ser explorada. A chuva de influências ao longo da história mexicana, desde as antigas civilizações Astecas e Maias até a presença do povo europeu, moldou muito desse país fascinante.

Criando assim uma mistura única de práticas e tradições profundas que tem como resultado, expressões artísticas que produziram ícones únicos, repletos de peculiaridades que valem muito a pena serem desvendadas, por isso separamos alguns personagens, cineastas e cantores que são uma boa porta de entrada para esse complexo e divertido mundo que é a cultura mexicana. Confira:

El Chavo del Ocho

Este era o nome original desse fenômeno da televisão, que é a criação mais popular de Chespirito (Roberto Gómez Bolaños).  O Chavo (ou Chaves como conhecemos por aqui) era um órfão que morava em um barril dentro de um vecindad (cortiço) que se expressava mexicano através de uma comédia quase universal para a América Latina.

Essa série que teve apenas oito anos de transmissão, resistiu a prova do tempo com certa facilidade para a surpresa dos críticos da época, já que a ideia de ver adultos brincando como crianças não era a coisa mais intelectual que o audiovisual poderia oferecer, mas a simplicidade e a identificação falaram mais alto, o que fez o programa tocar muitos corações pelo mundo.

El Santo

Antes de John Cena ou The Rock sonharem em entrar em um ringue, El Santo alcançou a fama e um status que muitos nem poderiam sonhar e sem ter uma plataforma de mídia mundial lhe dando apoio. O herói mexicano da lucha libre (luta livre) era descrito como um “santo” lutando por justiça em cenários com os quais homens comuns se identificavam, mesmo que muitas vezes fossem um pouco bregas. Ele era imensamente popular, e por isso ganhou quadrinhos e fez aparições em diversos filmes dos quais era figurinha carimbada entre os anos 50 até o início da década de 80.

Seu nome verdadeiro foi mantido em segredo com sucesso, permitindo que o público se visse no personagem, até que o já aposentado Rodolfo Guzmán Huerta removeu sua máscara em um programa de televisão em 1984.

La india Maria

Existe uma ligação indireta entre esta personagem, interpretada por María Elena Velasco, e as bonecas sorridentes vendidas em todo o México. A roupa e o penteado de ambos são baseados em um visual tipicamente usado pelas mulheres Mazahua que migraram para a Cidade do México na última parte do século 20.

Conhecidas coletivamente como “Marías”, as mulheres se distinguiam na capital por usarem roupas tradicionais e ganharem a vida vendendo na rua; infelizmente, isso era quase um convite para pessoas mal intencionadas usarem isso de forma pejorativa. La India María sofreu muitos desses problemas nos filmes e programas de televisão em que aparece, mas quase sempre revertendo a situação com atos de moralidade e humor.

Santana

Nomeado o 20º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone e ganhador 10 prêmios Grammy, Carlos Santana é um dos músicos mais famosos da história do México.

Nascido em Autlán, Santana entrou em cena nos anos 60 com sua banda, que misturava rock com jazz latino para criar uma mistura hipnótica de rock’n roll. Sua música tem uma mistura única de guitarra com melodias harmoniosas dos ritmos latinos tradicionais que eram incomuns para o rock, principalmente no final dos anos 60 e início dos anos 70. Você pode ouvir a influência que sua música teve na música popular ouvindo desde Grateful Dead a Cardi B.

Alfonso Cuarón

Nascido na Cidade do México, Alfonso Cuarón é um dos principais diretores de cinema do planeta e um dos únicos diretores nascidos no México a ganhar o Oscar de Melhor Diretor.

Cuarón é conhecido por usar a câmera e o enquadramento como uma extensão da emoção de um personagem. Embora Cuarón seja provavelmente mais conhecido pelo filme de Gravidade de 2013, seu filme mais aclamado é o filme Roma, pelo qual ganhou o reconhecimento da Academia.

Pancho Villa

Muitas vezes pensado como um símbolo da Revolução Mexicana, Pancho Villa passou a simbolizar a luta contra os poderosos.

Afinal era um bandido que lutou contra o governo injusto de Portofino Diaz por razões nacionalistas: reforma agrária e um sistema educacional mais igualitário.

Salma Hayek

Uma das atrizes mais reconhecidas do mundo, Salma Hayek nasceu em Coatzacoalcos, Veracruz. Começou sua carreira na novela Teresa, antes de se mudar para Hollywood no início dos anos 90. A partir daí, ela estrelou filmes como Desperado, From Dusk till Dawn e Wild Wild West.

O papel de destaque de Hayek veio em 2002 como a estrela do filme Frida, que retratou a pintora Frida Kahlo, do qual foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar.

Se você quer viver momentos únicos e se conectar com o melhor dessa e outras culturas do mundo, vem ser KNN.

Escrito por: Time KNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *