Carregando...

Carregando...

Days of the week: qual a origem dos dias da semana na língua inglesa

Você conhece a etimologia dos nomes dos dias da semana na língua inglesa? Pois bem, assim como em espanhol e francês, os nomes dos dias têm origem na mitologia. São originados do inglês arcaico. Neste post vamos te contar um pouco da história de cada dia, confere aí:

 

Sunday – Sun’s day (domingo) 

Na língua inglesa ele é conhecido como o dia do Sol. E para a mitologia nórdica o deus Sigel era personificado no Sol.

 

Monday – Moon’s day (segunda-feira)

Depois do dia do Sol, vem o dia da Lua, daí surge o nome Moon’s day. Ainda segundo os nórdicos a Lua era a personificação da deusa Máni.

 

Tuesday- Tyr’s Day  (terça-feira)

O nome tem origem na mitologia também, Tyr era um deus guerreiro, conhecido como deus do combate e dos céus. Na língua antiga era escrito como “Tíw”, por isso a pronúncia “Týw’s day”.

 

Wednesday – Woden’s day (quarta-feira)

Woden é como Odin era chamado no inglês antigo, conhecido também como “pai de todos”, líder dos deuses nórdicos.

 

Thursday – Thor’s day  (quinta-feira) 

Thor é o deus do trovão, filho de Odin, e Thursday é o dia de Thor, e atualmente um dos deuses escandinavos mais conhecidos, graças à cultura pop.

 

Friday – Frigg’s day (sexta-feira)

Segundo a mitologia, essa Frigg era a deusa da fertilidade, amor e união, esposa de Odin e madrasta de Thor. Então Friday surgiu do Frigg’s day.

 

Saturday – Saturn’s day (sábado)

Esse é o único dia da semana que tem o nome inspirado na mitologia greco-romana. Saturn’s day é inspirado em saturno, a divindade romana mais complexa, também conhecida como Cronos. Ele é o deus do tempo.

 

Pesquisa