Carregando...

Carregando...

As inusitadas Fallas de Valência

Parece Carnaval, mas não é, com o fim do inverno, Valência recebe a primavera com uma explosão de cores, luzes, trajes tradicionais, monumentos incríveis e muitos fogos de artifício, ingredientes de um espetáculo único: Las Fallas.

Para quem nunca ouviu falar nelas, Las Fallas de Valencia é a festa mais tradicional da cidade. Durante a semana de 19 de março a cidade é preenchida por monumentos gigantescos feitos de papelão, os chamados ninots. Que tem uma origem que remonta a grande era dos carpinteiros da cidade, que iluminavam as oficinas no inverno com os parots (uma espécie de lustre de madeira), que eram queimados na rua na véspera do dia de San José.

Com um início tímido, as fallas eram feitas com um aspecto humano enfeitado com trapos velhos, mas o século XIX fez tudo mudar, foi nele que tudo aumentou de tamanho e volume, o que converteu os simples bonecos em monumentos decorativos.

Hoje em dia as alegorias são criadas durante todo o ano e normalmente tem um teor satírico sobre temas da atualidade. Quando a primavera chega, as fallas ficam espalhadas pela cidade, mais especificamente a partir da noite do dia 15 até o 19 de março, que é o dia de San José, nesse momento a cidade vira uma obra de arte contemporânea cheia de esculturas dos mais variados temas. Já a meia noite do dia 19 é que começa o grand finale: todas as fallas são incendiadas! Sim, todo o trabalho árduo dos escultores vira cinzas em poucos minutos, e essa sátira que torna o festival diferente de todos os outros.

Outro momento relevante são as mascletàs (um evento de pirotecnia que se destaca pelo ritmo sonoro perfeitamente orquestrado), que acontecem de forma independente em cada bairro da cidade pontualmente às duas da tarde. A mais concorrida é a da Plaça de L’Ajuntament. Onde o relógio toca e do balcão da Casa do Conselho de Valência é proclamado o Senhor Pirotécnico, sem dúvida um espetáculo para os olhos.

Deu para perceber um pouco o quão única é a cultura espanhola, né?  E para te ajudar a aproveitar esse e outros eventos e, encurtar a distância dos seus sonhos conte com os idiomas da KNN!

Pesquisa