NEWS
A KNN JOINVILLE AMÉRICA PARTICIPA DA PALESTRA SOBRE TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)
Publicado em 26/04/2016

No último sábado (16) os professores e a coordenadora pedagógica da KNN Joinville América, participaram da palestra "Intervenções Psicológicas com Pessoas com Transtorno de Espectro do Autismo" ministrada pela palestrante Ana Carolina Wolff Mota na Univille, em Joinville.

A palestra contribuiu para que a equipe aprendesse um pouco mais sobre o assunto. De acordo com os professores "a palestra foi bem esclarecedora, aproveitamos a oportunidade para conhecer mais sobre o tema e, agora temos vontade de pesquisar ainda mais sobre o mesmo".

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social, comportamentos repetitivos, entre outros, incluindo prejuízos de ordem motora.

Embora as pessoas com TEA possam compartilhar dos mesmos problemas, eles são afetados com intensidades diferentes. Ademais, as diferenças podem existir desde o nascimento e serem evidentes ou mais sutis e tornarem-se mais visíveis ou mais sutis ao longo do desenvolvimento, disso dependerá das intervenções com profissionais para os estímulos necessários. O individuo com TEA não necessariamente possui déficit cognitivo, muitos possuem a capacidade intelectual preservada e uma boa porcentagem possui sua capacidade cognitiva acima da média.

De acordo com Renata "as crianças com TEA têm capacidade de aprender uma segunda língua, tanto, que na palestra uma das mães comentou que a filha autista estava aprendendo inglês. No entanto, devido à intensidade do transtorno, cada caso deve ter enfoque diferente. Diante disso, nossa equipe deve estar preparada para atender da melhor maneira possível esses alunos", afirma a coordenadora pedagógica da KNN Joinville.

Além de acreditar na capacidade de aprendizado das pessoas com autismo, a escola espera atender as exigências estabelecidas na Lei Brasileira da Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que entrou em vigor em janeiro deste ano. A lei afirma a autonomia e a capacidade desses cidadãos para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas e visa derrubar barreiras que ainda existem. Também assegura a oferta de sistema educacional de ensino em todos os níveis e modalidades de ensino.

No futuro a KNN Joinville América almeja capacitar também os colaboradores que atuam em outras áreas como, recepção, a fim de atender melhor os pais e alunos com necessidades especiais que procuram a escola, e visa participar de palestra e aprofundar o conhecimento sobre TDHA (transtornos do déficit de atenção e hiperatividade) entre outras.

CLIQUE PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
RECENT NEWS